19.12.16

Bolo de Chocolate Vegano

É mais fácil do que parece alterar as receitas para as tornar mais saudáveis ou de acordo com determinado estilo alimentar. Nas nossas festas comecei a adaptar algumas receitas, seja quando algum dos nossos convidados é vegetariano ou vegano ou se há alguma restrição alimentar, pois não me faz sentido que num momento de celebração alguém seja deixado de fora. Se festejam na escola ou no colégio também é importante saber junto das educadoras e professoras se há crianças com alguma alergia alimentar, para que seja um momento de partilha entre todos.  Mesmo que não tenham, importa que os bolos que levamos sejam o mais saudáveis possível para as crianças. 
A receita que deixo hoje é especificamente vegana, mas se quiserem vou também deixar sugestões de bolos saudáveis para as crianças, que têm praticamente só o que teria uma papa de bebé...
Nunca pensei fazer um bolo sem ovos... mas afinal é possível e ficam deliciosos!
Ingredientes

Massa do Bolo
60 g de Cacau em Pó
2 c. (sopa) de Alfarroba (opcional)
200 g de farinha (usei 1/2 de farinha de aveia e 1/2 de farinha de trigo)
1 c. (chá) fermento
1/2 c. (café) de sal
1 c. (chá) de vinagre branco
150 g de açúcar (o que preferirem, usei açúcar integral de cana)
150 ml de bebida vegetal de coco (ou água)
2 c. (sopa) de óleo (usei de coco)
3 c. (sopa) de linhaça moída
9 c. (sopa) de água

Nota: A farinha de linhaça deve ser demolhada com a água por 20 minutos.  Irá substituir os ovos da receita do bolo, por isso, por cada ovo usa-se uma colher de linhaça moída e o triplo de colheres de água.

Bater o gel de linhaça com o açúcar. Misturar todos os ingredientes secos. Adicionar o óleo, o vinagre e a água, enquanto se bate a massa.
Vai a cozer numa forma untada com óleo de coco ou creme vegetal e polvilhada com farinha ou cacau.
Coze cerca de 35 minutos a 180 ºC. 


Cobertura
200 g de Chocolate 85% de Cacau
Derreter com 100 ml de bebida vegetal (usei de coco). Acrescentar 2 colheres do vosso adoçante preferido (ex. açúcar mascavado, mel, açúcar de coco).

Depois de desenformar o bolo, cobre-se com o chocolate derretido. Quando arrefecer decora-se a gosto. Polvilhei com alfarroba, raspa de chocolate e bolinhas crocantes de chocolate (apenas em metade do bolo pois é possível que tenham manteiga na sua composição).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...