10.5.16

O que Ensinamos aos Nossos Filhos...

Este Sábado quando fomos às compras decidi fazer um teste para perceber que escolhas a B. faria caso fosse ela a decidir o que comprar. Parece descabido, com 4 anos não tem assim tanto poder de escolha, mas eles são muito observadores e neles vemos os nossos erros e o que fazemos certo. E, enquanto não têm a influência dos hábitos sociais, vemos também a nossa natureza mais pura.
Quis começar por comprar frutas e legumes, identificou quase todos. Preferiu escolher avulso em vez dos embalados. O único grupo alimentar de origem animal que escolheu foi os laticínios, não quis carne nem peixe (cá em casa também rejeita a carne). Não escolheu nada processado. 
Talvez estejamos predeterminados a escolher o que nos faz bem, ou seja só pelos exemplos que temos de pequeninos. Procuro reforçar-lhes os bons hábitos, a alimentação influencia tanto a saúde deles que dar-lhes bons alimentos é um dos nossos principais deveres.
Não tem de ser difícil, importa dar-lhes uma alimentação variada, com todos os grupos alimentares, com o mínimo de alimentos industrializados, com frescos de preferência nacionais e locais, cozinhados em casa, ao nosso estilo mediterrânico. Também não acho que deve haver alimentos proibidos, só não devem ser a alimentação habitual.
O Vicente olha para a irmã como o seu modelo em tudo. É a luz da vida dele. Acho tão amoroso!

Quis 'maçãs verde clarinho, amarelas e vermelhas'.

Escolheu a fruta - 'para fazermos frutinha para mim e para o Vi ao lanche'. 

Funcionou sobretudo por não ter muitas distrações e, se quiserem fazer esta experiência, devem ter isso em consideração na escolha do mercado.
Se também os incluirmos na preparação dos alimentos, começam a interessar-se muito mais pelas refeições. Aqui tem resultado.

8 comentários:

  1. Bravo! Adorei a ideia! :)

    ResponderEliminar
  2. De onde é o impermeável do Vi? Acho tão fofinho!

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso deste género de posts e dos valores que transmite aos seus filhos. Parabéns pelo blog, é a 1ª vez que comento aqui mas acompanho sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Inês, fico muito feliz que assim seja :) Um beijinho

      Eliminar
  4. Gostei muito!
    Parabéns mamã Neuza! :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...