7.11.13

Doce Novembro

Novembro é um mês especial para mim, é o mês do aniversário de nascimento da minha mãe e este ano os meus pais celebram 30 anos de casados. Um mês tão frio e tão quente...
E assim foi o nosso fim de semana, vestimos fatos de banho e passamos umas horas agradáveis na piscina e num dos dias foi preciso vestir o fato de neve à B. para passearmos na rua. Isto porque fomos conhecer a Noruega.
A Noruega é um país com uma beleza natural homogénea, fácil de captar e conhecer e, nesta época do ano, algo melancólica. Uma beleza habitualmente de cores frias, só comprometida pela forma como este se faz sentir. No Inverno a neve cobre todos os lugares como um manto branco, uma paisagem que merece ser vista do interior quentinho das casas de madeira.
Uma curiosidade, vi imensas grávidas, mães e pais com bebés e crianças pequenas. Certamente devido ao excelente apoio às mães, tal como deveria acontecer em todos os países. Muitas das crianças eram imensamente autónomas e independentes, sem as 'redomas de vidro' em que muitas de nós protegem os seus filhos. Ainda que possam estar mais certos, é um aperto forte no meu coração de mãe protetora que me fez estar vigilante à minha filha e aos filhos alheios, pronta a socorrê-los.
Deixo as imagens, devidamente legendadas.

O Palácio Real, no centro de Oslo, residência oficial da família real norueguesa, na rua Karl Johans Gate.
Alguns dos guardas noruegueses que fazem a tradicional guarda ao Palácio.
Enquanto passávamos pela avenida em frente ao Palácio Real, coincidiu a saída da Família Real norueguesa. A  rainha norueguesa, Sonja, olhou para mim e para a Bernarda no meu colo, sorriu e acenou para nós muito simpática! Com gosto lhe retribuí. Mais tarde fui verificar as fotografias que o F. tirou e numa delas ficou esse momento captado (porta de trás). Conquistou a minha simpatia.
Num parque perto do Saga Hotel de Oslo, onde ficámos hospedados. Adorei as cores, o amarelo vivo das folhas, uma imagem outonal tão romântica.
Toda eu a pousar para a foto, exceto (tenho mesmo de escrever assim?) o meu olhar direcionado para a B. que começou a correr para me desafiar a correr atrás dela.
Tempo para um chocolate quente, uma das minhas adorações, como basicamente tudo o que envolva chocolate. No Starbucks Coffee.
O jardim visto de um dos quatro portões do Parque de Vigeland.
Este monumento tem um efeito inquietante em quem o conhece.
São 212 esculturas de bronze e granito que retratam sentimentos e etapas patentes à existência humana. O amor, a fraternidade, a ira, a inveja, a ambição desmedida, a juventude e a velhice, a nova vida e a eternidade simbolizada com os bebés. A escultura central fez-me lembrar a Torre de Babel, a ambição dos Homens em chegar aos céus pisando o seu semelhante na busca do seu fim.

Está é, sem dúvida, a escultura de que mais gostei. Representa o amor perfeito e a proteção em redor do bebé. Tem outras muito interessantes, mas podem ferir suscetibilidades.
(Esta leitura é pessoal, a arte exprime os sentimentos do autor e do espectador.)

Aqui fomos a uma galeria de arte com cinema infantil e outras atividades para crianças e aproveitámos a vista.
Tarde de diversão num parque infantil. Os centros comerciais estão fechados ao Domingo, suponho que seja assim que os noruegueses se divirtam. Adorámos!
Do McDonalds só uma coisa se destina às crianças (e às pessoas, assim no geral), os balões. Felizmente os funcionários são sempre simpáticos, nos centros comerciais por algumas vezes aconteceu passarmos à entrada e há sempre uma menina querida que oferece um balão à minha loirinha. Em Oslo foi igual e a dobrar, pois ninguém a convence que se tem duas mãos para os segurar não pode ter dois balões.
Uma imagem que simboliza perfeitamente o Outono, apesar do traje ser de Inverno.
***

Os nossos outfits foram práticos, nem sempre exemplares na coordenação de peças, mas perante a fatalidade do frio (ao qual resisto muito mal), o importante era que estivéssemos confortáveis, sobretudo a bebé.
Se quiserem saber onde encontrar alguma das peças, podem deixar comentário, terei todo o gosto em responder.

♥Acompanhe o blog Bernarda - Histórias da tua Infância no facebook aqui ♥

14 comentários:

  1. O teu humor na escrita é fenomenal :) Ainda me rio com o facto de ninguém convencer a B. de que só tem direito a um balão, apesar de ter duas mãos! Vai ser boa em matemática, vai!! (eu tinha outra teoria... «O pai comeu quatro bolachas, eu também tenho direito de comer quatro!» - foi uma forma de a minha mãe limitar também a quantidade de doces que o meu pai comia!)

    A rainha foi muito simpática ^^ os países nórdicos fascinam-me imenso, não sei se é estereótipo mas tenho ideia de que são pessoas muito educadas, amáveis e boas pessoas, além de terem mentalidades mais abertas em geral.

    Sobre os outfits, gostei muito das meias acima do joelho! Não gosto muito de ver em mim, não me sinto muito confortável, mas gosto muito de ver nas outras pessoas.

    Só descobri a maravilha que é o chocolate quente o ano passado (sou um pouco desconfiada com bebidas) e fiquei viciada *.* vá, um vício controlado! Nunca fui ao Starbucks, mas tenho curiosidade! Só não iria gostar das natas/chantili que tem por cima :s

    Preciso de um casaco como esse roxo da B. para sobreviver ao Inverno! Ainda estamos no Outono e já 'soltei cá para fora' toda a roupa quentinha e fui a correr comprar mais duas camisolas quentes. Não estou a imaginar o Inverno a chegar e eu a voltar a andar enchouriçada -.- preciso de um aquecedor ambulante!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Luna. :) Sim, em Matemática e em Lógica :) A tua mãe, como inteligente que é, arranjou uma estratégia para equilibrar os doces para os dois...Ainda bem que ambos acataram.
      Tens algumas opções para visitar os países nórdicos sem andar de avião...Gostei imenso, têm uma organização, mentalidade e prioridades completamente diferentes da nossas. É engraçado que lá a regra seja pessoas loiras de olhos azuis e a minoria as pessoas morenas... Fiquei com boa imagem das pessoas com quem contactei, embora sejam consideradas mais frias e distantes não fiquei com essa ideia. Têm mentalidades mais abertas sim, basta ver pela família real em que a esposa do príncipe já havia sido casada e tinha um filho e ambos foram bem aceites... Ainda posso ser princesa (kidding) :) Haha
      Chocolate quente é tão bom! Por vezes saio do controlo com o chocolate, adoro perdidamente... Foi o 1.º Starbucks a que fui, os preços são um pouco caros, mas na Noruega é tudo assim, Oslo é considerada das cidades mais caras do mundo...

      Também sou muito friorenta, só me sinto bem quentinha, na gravidez sempre tinha a vantagem de andar sempre cheia de calor e passei o Inverno todo bem melhor. Para mim qualidade de vida seria emigrar a meio do Outono para um país mais quente e só voltar na Primavera. Lembro-me de na escola secundária haver uma rapariga que no Inverno andava sempre com tops e um casaco normal e eu que andava de gola alta, cachecol, casaco e quispo (em modo salpicão, já nem se pode chamar chouriço),só queria ser como ela...Parece que há algo como umas peças de aquecimento corporal transportáveis, li uma vez numa entrevista uma modelo que tinha, era um bom investimento :)
      Ah e este ano parece que há à venda umas camisolas e saias (já vi na Zara) que são feitas com um material idêntico ao usado nos fatos de surf, ou seja, muito quentinhas sem enchouriçar. Sou capaz de investir mais para os saldos, ainda vou ver melhor se gosto e funcionam...
      beijinhos
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Lembrei-me agora que a menina de que falei na mensagem anterior fez teatro contigo, no início, quando representavas nos BVC.

      Eliminar
    3. Se houver lá algum príncipe giro, candidata-te :D

      Ah eu lembro-me dessa menina, era muito bonita e sim, andava sempre toda calorenta :) devia ser fruto da idade, mais do que calor propriamente dito. Ainda hoje andava eu cheia de calor na empresa e havia uma menina de uma visita-de-estudo lá à empresa que andava de top!! Sim, hoje, 14 de Novembro, vi uma menina de top!

      Casacos com aquecimento, era tão bom! Depois então se comprares dá opinião sobre essas camisolas, acho que melhorava substancialmente a minha qualidade de vida no inverno!
      Beijinhos

      Eliminar
    4. Ahah, estava a brincar...As princesas têm tantos protocolos que não devem ser muito felizes...
      Há meninas muito calorentas, eu passo mal com o frio.
      Só devo comprar na altura dos saldos, tive uma desse género que realmente só com ela vestida mantinha-me quente sem precisar de mais nada...As que vi não eram assim nada de espetacular, mas se forem eficazes para aquecer já valem a pena. Quando for ao shopping vou ver se ainda estão à venda e se gostar de alguma experimento e dou-te feedback.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. tenho a certeza que esta viagem foi espetacular, pois as imagens falam por si...
    e a B devia ter adorado...
    e eu adorei a roupinha da B =)

    tens toda a razão prima, aquela escultura é maravilhosa, retrata tudo o amor e carinho em redor do bébé... coisa que todos os país deviam saber o que significa...

    todas as fotos estão muito bem, têm uma vista maravilhosa, mas a foto que estás com a B ao colo a olhar para a vista fantastica, também retrata bem a complicidade que há com vocês...

    a noruega é sem duvida um sitio bom para um maravilhoso passeio em familia... =)

    Beijinhos =) e abraços hehe
    Joana Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana. Sim, gostei muito da viagem e divertimo-nos imenso, sobretudo a B. nos parques de diversão e piscinas...
      Sem dúvida, as estátuas são lindíssimas, esta ainda mais pelo sentimento que retrata.
      Também gosto muito da foto que referiste :)
      Na viagem à Noruega, só custa o frio (é muito mais frio do que em Portugal) e a viagem de avião por não haver voo direto do Porto e ser preciso fazer escala, mas correu tudo bem e a B. portou-se bem no avião :).
      Beijinhos e fico contente por nos acompanhares :)

      Eliminar
  3. Imagino ela devia de andar nas nuvens =)
    Até nos gostamos de parque de diversões e piscinas e tudo o que é novidade, quanto mais a B que tem idade para isso =)
    Sim o sentimento que a estatua retrata é lindissimo, é de paz, amor, carinho, sentimento sempre positivo...
    hum se a Noruega é assim tão fria, acho que é um dos países que eu vou querer conhecer... vamos a ver se vou ter a mesma sorte que voces tiveram de lá ir...
    ainda bem que ficas contente prima, já que não há convívio diário, pelo menos acompanho-vos, é uma forma de ver a B a crescer...
    Acredita que mesmo não convivendo muito com vocês, gosto muito de vocês e a B encantou-me desde a primeira vez que a vi (na maternidade), tanto a mim como ao Fábio =)
    todas as felicidades do mundo =)
    beijinhos
    Joana Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andava imensamente feliz! Toda divertida, fica muito contente quando encontra outras crianças para brincar, adora crianças.
      Não sabia que gostavas do frio :). Eu sou muito friorenta, dou-me melhor com temperaturas mais altas...Espero que venhas a conhecer, é muito bonito. As viagens de avião compram-se a bom preço, os hotéis têm um preço exagerado e lá é tudo caro...Mas se o Filipe continuar lá por algum tempo já têm casa para ficar... A Holanda também é bonito e é na mesma frio, tem mais para visitar, talvez fosse uma viagem mais interessante.
      É mesmo, fica aqui o registo dela e fico contente por ser acompanhado por pessoas que gostam dela.
      Nós também gostamos muito de ti e esperamos ver-vos em breve.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Imagino.. Ela é tão querida, as outras crianças deviam de a ter adorado... =)
      Pois os preços é que às vezes não agradam tanto, mas a vida não só feita de trabalho, temos de aproveitar...
      Não sabia que o Filipe está lá... Espero que esteja tudo a correr bem com ele por lá =) E que volte em breve para a vossa beira...
      Eu gosto do frio, gosto de passear nestes dias em que está frio mas o sol teima em espreitar, e quando se trata de conhecer países e culturas diferentes tanto faz se está frio se sol, estou sempre pronta =)
      Agora, quando é para aproveitar e passear com amigos e divertir-me gosto mais do verão...
      Acho que cada estação na sua altura dá sempre prazer para fazermos coisas diferentes...
      Mas quando a chuva chega é que já é mais chatito... Mas também faz parte, e é bom para se descansar...
      Mas voltandand às viagens =) a ideia de viajar, conhecer pessoas, culturas, tudo o que envolver aquele sitio ou pís para o qual se vai, a mim deslombra-me, no entanto ainda não saí do nosso país, mas no nosso país já vi coisas lindas...
      De avião só andei uma vez (espero em brave voltar a andar), quando foi a Madeira, e adorei, gostava de lá voltar... =)
      Fiquei com muita vontade de conhecer a Noruega, mas já que dizes que a Holanda também é bonito vai ser um destino a fazer parte da minha lista... =)
      Gosto muito destas "conversitas" é sempre bom falar contigo prima =)
      Espero sim que seja possível estarmos todos juntos em breve...
      Beijinhos para todos e um em especial para a B =)

      Eliminar
    3. Há crianças muito meiguinhas... No fim de semana passado fomos às compras e encontramos lá uma bebé pouco mais velha do que ela e ficaram logo amiguinhas, abraçaram-se as duas e lá iam elas embora todas contentes passear. Só visto! :D
      Realmente só no nosso país já há sítios lindíssimos a conhecer. Adorei a Madeira, fui lá na época de Natal e foi das viagens que mais gostei de fazer. Em Espanha também há muito para conhecer e a viagem faz-se bem de carro. Aproveitem para passear enquanto não têm filhos, depois é preciso levar tudo atrás (pelo menos enquanto são bebés) :)
      Na Holanda fomos a Roterdão e Amesterdão (a capital) e adorei. Tem muitas exposições, castelos, jardins lindíssimos... Tenho por aqui algumas imagens:
      http://bernardamammy.blogspot.pt/2013/05/um-dia-no-jardim-das-flores.html
      Muitos beijinhos

      Eliminar
  4. A B. encanta qualquer um prima... Ela é um espetaculo =)
    Eu também fui á Madeira na época de Natal e adorei além de ter visto coisas lindas as pessoas são amaveis... A Espanha já fui mas foi uma visitita rápida, e por incrivel que parece podia já lá ter ido mais pois a família de parte do pai do Fábio são espanhóis...
    É verdade prima tenho de fazer enquanto não há bebés porque depois já é mais complicado, eles ocupam grande parte do nosso tempo, mas também com eles aproveitasse de outra maneira e é gratificante...
    Para já não tenho e ainda é cedo para isso, gostava de concretizar alguns planos antes de ter bebé, além de que quando esse momento chegar quero ter a certeza absoluta que é o momento, para que assim tanto eu como o fábio possamos ser bons pais, quero que o meu filho/a tenha orgulho nos pais =)
    Agora tenho é uma cadelinha que às vezes é pior que as crianças só quer mimos, brincar , só ta bem no colo, quer as atenções todas para ela só visto... imagina que estou escrever este comentário e ela deitada ao meu colo com o focinho encostado ao meu peito... é um amor... Para mim é das coisas mais importantes... como os meus pais dizem, e quase toda gente que a conhece, eu e o fábio tratamo-la como uma filha pois quem dera muitas crianças ter o mimo que ela tem... nós às vezes até a "estragamos" com tantos mimos =) mas não nos importamos porque é uma cadelita amorosa.... então quando vem alguém cá a casa ela tem de ser a primeira a termimos e se vê o meu pai fica maluquinha atirasse logo para o colo dele, dá-lhe beijinhos, ela adora o meu pai, aliás desde que sejam meigos para ela, ela adora toda gente...
    Os animais são tão sensiveis, companheiros, amigos fiéis mesmo, principalmente o cão, que não consigo entender como há quem não goste e pior ainda faz mal.... =( só pessoas muito insensiveis e sem coração... E enquanto houver gente que faça mal aos animais também vai haver gente fria, sem noção, sem amor, completamente vazias, e quem faz mal aos animais, para com as pessoas também não devem ser grande coisa, mas infelizmente isso vai sempre existir...
    obrigada pelas dicas das viagens prima =)
    beijinhos para todos =)
    Joana Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Vão ser bons pais certamente, se já têm tanto carinho a lidar com crianças, quando são nossos filhos nasce uma capacidade ainda maior. Mas também ainda és muito nova, têm tempo até tomar essa decisão :)...
      Que bom ! Dedica-te à cadelinha, deve ser amorosa. O meu Zequinha (gatinho) ficou em segundo plano desde que nasceu a B., antes era o menino, tão mimado :(...
      Concordo contigo, ainda hoje vamos a uma 'manifestação' (abraço solidário) contra o abate dos animais... Quem é mau para os animais não pode ser bom para as pessoas, é alguém vazio.
      Na terça a minha mãe vai com a B. a casa da tua mãe...Eu não posso ir porque estou a trabalhar, mas vou levá-las e busca-las, se puderes ir lá já vês a bebé.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Oh prima espero mesmo que tenhas razão... E que sejamos bons pais, quando ese momento maravilhoso e abençoado chegar...
    Ai isso acredita que me dedico, ela é uma querida, é a menina aqui de casa... Mas acredito que quando o momento da maternidade chegar, ela já não tenha tantos mimos, como tem agora... basta eu encontrar trabalho e começar a trabalhar que ela já não me vai ter sempre à beira dela....
    É bom que haja essas manifestações, mas ainda melhor é que haja resoltados sobre elas...
    Ai amanhã a minha mãe vai ter visitas? E que maravilhosas visitas...
    Vão lá a que horas? Se podesse dava lá um saltito para ver e brincar um bocadinho com a B =)
    Tenho saudades dessa princesinha =)
    Beijinhos
    Joana Ferreira

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...