Novembro é um mês especial para mim, é o mês do aniversário de nascimento da minha mãe e este ano os meus pais celebram 30 anos de casados. Um mês tão frio e tão quente...
E assim foi o nosso fim de semana, vestimos fatos de banho e passamos umas horas agradáveis na piscina e num dos dias foi preciso vestir o fato de neve à B. para passearmos na rua. Isto porque fomos conhecer a Noruega.
A Noruega é um país com uma beleza natural homogénea, fácil de captar e conhecer e, nesta época do ano, algo melancólica. Uma beleza habitualmente de cores frias, só comprometida pela forma como este se faz sentir. No Inverno a neve cobre todos os lugares como um manto branco, uma paisagem que merece ser vista do interior quentinho das casas de madeira.
Uma curiosidade, vi imensas grávidas, mães e pais com bebés e crianças pequenas. Certamente devido ao excelente apoio às mães, tal como deveria acontecer em todos os países. Muitas das crianças eram imensamente autónomas e independentes, sem as 'redomas de vidro' em que muitas de nós protegem os seus filhos. Ainda que possam estar mais certos, é um aperto forte no meu coração de mãe protetora que me fez estar vigilante à minha filha e aos filhos alheios, pronta a socorrê-los.
Deixo as imagens, devidamente legendadas.
O Palácio Real, no centro de Oslo, residência oficial da família real norueguesa, na rua Karl Johans Gate.
Alguns dos guardas noruegueses que fazem a tradicional guarda ao Palácio.
Enquanto passávamos pela avenida em frente ao Palácio Real, coincidiu a saída da Família Real norueguesa. A rainha norueguesa, Sonja, olhou para mim e para a Bernarda no meu colo, sorriu e acenou para nós muito simpática! Com gosto lhe retribuí. Mais tarde fui verificar as fotografias que o F. tirou e numa delas ficou esse momento captado (porta de trás). Conquistou a minha simpatia.
Num parque perto do Saga Hotel de Oslo, onde ficámos hospedados. Adorei as cores, o amarelo vivo das folhas, uma imagem outonal tão romântica.
Toda eu a pousar para a foto, exceto (tenho mesmo de escrever assim?) o meu olhar direcionado para a B. que começou a correr para me desafiar a correr atrás dela.
Tempo para um chocolate quente, uma das minhas adorações, como basicamente tudo o que envolva chocolate. No Starbucks Coffee.
O jardim visto de um dos quatro portões do Parque de Vigeland.
Este monumento tem um efeito inquietante em quem o conhece.
São 212 esculturas de bronze e granito que retratam sentimentos e etapas patentes à existência humana. O amor, a fraternidade, a ira, a inveja, a ambição desmedida, a juventude e a velhice, a nova vida e a eternidade simbolizada com os bebés. A escultura central fez-me lembrar a Torre de Babel, a ambição dos Homens em chegar aos céus pisando o seu semelhante na busca do seu fim.
Está é, sem dúvida, a escultura de que mais gostei. Representa o amor perfeito e a proteção em redor do bebé. Tem outras muito interessantes, mas podem ferir suscetibilidades.
(Esta leitura é pessoal, a arte exprime os sentimentos do autor e do espectador.)
Aqui fomos a uma galeria de arte com cinema infantil e outras atividades para crianças e aproveitámos a vista.
Tarde de diversão num parque infantil. Os centros comerciais estão fechados ao Domingo, suponho que seja assim que os noruegueses se divirtam. Adorámos!
Do McDonalds só uma coisa se destina às crianças (e às pessoas, assim no geral), os balões. Felizmente os funcionários são sempre simpáticos, nos centros comerciais por algumas vezes aconteceu passarmos à entrada e há sempre uma menina querida que oferece um balão à minha loirinha. Em Oslo foi igual e a dobrar, pois ninguém a convence que se tem duas mãos para os segurar não pode ter dois balões.
Uma imagem que simboliza perfeitamente o Outono, apesar do traje ser de Inverno.
***
Os nossos outfits foram práticos, nem sempre exemplares na coordenação de peças, mas perante a fatalidade do frio (ao qual resisto muito mal), o importante era que estivéssemos confortáveis, sobretudo a bebé.
Se quiserem saber onde encontrar alguma das peças, podem deixar comentário, terei todo o gosto em responder.
♥Acompanhe o blog Bernarda - Histórias da tua Infância no facebook aqui ♥