24.7.13

Piscina & Fruta Biológica

E após uns dias mais frios (que, segundo parece, voltam amanhã) hoje esteve calor que justificou encher de novo a piscina da Bernarda para ela brincar delirante na água.
Depois de brincar foi tempo de colher fruta biológica no quintal dos avós. A bebé descobriu onde crescem os morangos e adora encontrá-los vermelhos por entre as folhas verdes. O sabor é ótimo!
A fruta fresca é essencial na alimentação de todos e deve fazer parte da alimentação dos bebés a partir dos 6 meses de vida, salvo raras exceções que o pediatra deverá indicar. Pelo menos 3 peças de fruta por dia, variadas, deve ser a regra a ter em conta. Sobretudo nestas idades, em que a fruta é ralada, é fácil perfazer esta quantidade e normalmente o sabor doce é bem tolerado pelos mais novos.
Cada vez mais é necessário educar as crianças e encarregados de educação para a importância de uma alimentação saudável que previna o excesso de peso, obesidade, diabetes e outras doenças relacionadas com maus hábitos alimentares. Está inclusivamente implementado num bom número de escolas do país o Regime de Fruta Escolar que visa a distribuição de frutas e legumes aos alunos do 1.º ciclo nos estabelecimentos de ensino públicos. Este regime envolve também medidas de acompanhamento aos alunos e monitorização e avaliação do regime (nas quais tive oportunidade de participar) para garantir a sua eficácia e que a mensagem é passada.
Por último, é mais saudável e económico fazer em casa a fruta dos bebés em vez dos boiões cujo conteúdo, por melhor que seja, é processado industrialmente e tem conservantes.
Não se esqueçam, comam fruta!
(Framboesas, Morangos, Mirtilos e Groselhas)

Fato de banho Prénatal
Chapéu H&M

4 comentários:

  1. A B. sempre que pode não resiste a ir brincar na piscina ! O desafio é sempre conseguir tira-la de lá sem que faça birra ! (O que deve ser algo comum nas crianças que adoram agua.) Têm um óptimo aspecto as frutas dos avós ! E que bem que sabe ir ao campo e colher as frutas das árvores !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Isabel. A piscina é uma boa brincadeira para as crianças, sempre sob vigia nestas idades. É um privilégio de poucos colher as frutas e poder comê-las...Beijinhos

      Eliminar
  2. A fruta é muito saborosa (especialmente se for da época) e faz muito bem! Sou apreciadora de quase toda a fruta e como todos os dias várias peças. Fui assim habituada desde cedo e é um hábito importante pela nossa saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Luna. A fruta só faz bem e não é nenhum sacrifício comê-la. Desde que não exageremos na quantidade e variemos o tipo de fruta, é muito saudável para todos. Também fui habituada desde criança a comer todos os dias fruta, sobretudo ao lanche, mas a realidade é que uma parte significativa de crianças e jovens têm lanches processados em vez de fruta e iogurtes. Beijinhos

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...