30.12.14

Christmas Time - O nosso Natal de 2014

O Natal deste ano foi especial, com o nosso menino Jesus a completar a família. É o primeiro Natal do Vicente e o terceiro da irmã que este ano viveu entusiasticamente a época desde o início de Dezembro e todos os dias falou no Pai Natal e no menino Jesus. Adorou, tal como no ano passado, decorar a árvore de natal e, mais ainda, o presépio. Por vezes, desaparecia uma 'ovelha choné', passeava com o 'São José ou Josézinho', a 'mãe do Jesus' ou pedia para dizer o nome dos reis magos. Já sei que sou suspeita, mas está numa fase tão querida!

A esforçar-se por resistir a não tirar o Pai Natal do arranjo.

'O Pai Natau!'

Sempre a confirmar se o Vicente está bem. Enquanto oferece o ursinho 'Toma irmão, o ursinho bebé'. 

Ansiosa por entregar o postal com o desenho que fez para o Pai Natal!

'O irmão bebé!'

'Um beijinho irmão'

Outfit 
Vestido Dollhouse - Special Kids | Merceditas em veludo Pisamonas 



24.12.14

Consulta do 1º Mês




Só passou pouco mais de um mês desde que nasceu e já não sei como era a minha vida antes do Vicente!

Neste 1º mês:
 - No início não gostava, mas começou a adorar o banho;
 - Adora sentir-se quentinho;
 - Quer usar sempre touca ou gorro;
 - Toma leite materno em exclusivo;
 - Não gosta de chucha;
 - Já segue a mãe com o olhar e quer estar sempre junto de mim;
 - Foi um primeiro mês que passou a 'comer e dormir'.

No dia em que fez um mês teve a consulta no pediatra e está a ficar um gordinho com 5 kg e 54 cm. As primeiras vacinas tinham sido administradas ainda no hospital, assim como fez o teste do pezinho e da audição. O pediatra apenas recomendou a ecografia às ancas (como faz com todos os bebés) e prescreveu a vitamina D (Vigantol). Falámos ainda sobre as vacinas extra plano nacional de vacinação que são a Prevenar, a Rotatec/Rotarix e a  recente Bexsero. Na próxima consulta, aos 2 meses, começa a rotina dolorosa das vacinas.
Ficou a indicação de espaçar o horário de alimentação durante a noite, mas é sempre um ponto difícil de gerir, sobretudo com bebés amamentados.
Viemos felizes da consulta, sem saber que trazíamos um vírus connosco, começou com a Bernarda a ter dificuldade em respirar e passou para o Vicente, mas felizmente não evoluiu para bronquiolite e já estão ambos bem.

Agora que sei como esta fase passa depressa quero aproveitar cada bocadinho do meu filho. Apesar do cansaço do cuidado contínuo e da própria recuperação pós-parto que não tem sido fácil, estou em estado de enamoramento pelos meus bebés. O meu amor de mãe não se dividiu com a chegada do Vicente, multiplicou-se!

19.12.14

1º Mês do Vicente e um Bolo de Noz


Ingredientes 
 - Massa (tipo pão de ló)
8 ovos
O peso dos ovos em açúcar
Metade do peso dos ovos em farinha
1 colher (chá) de fermento

 - Cobertura e Recheio
1lata de leite condensado cozido
400 ml de natas
Nozes a gosto

Preparação
 - Para a massa
Bater as gemas com o açúcar e, à parte, as claras em castelo. Incorporar as claras na mistura das gemas e, por fim, adicionar lentamente à massa, sem deixar de bater, o fermento peneirado com a farinha. Dividir em duas formas iguais e levar ao forno a 180 ºC até estar dourado (cerca de 30 minutos). 
Dicas
O segredo para a massa não pesar está em batê-la bem e adicionar lentamente cada novo ingrediente.
Para cozer uniformemente, sobretudo no centro, e ter um bolo alto opto por dividir a massa por duas formas iguais.

 - Para o Recheio e Cobertura
Bater as natas com um grão de sal. Quando estiverem a solidificar, misturar com o leite condensado cozido e acrescentar metade das nozes picadas para o efeito. As restantes servem para decorar o bolo.

O bolo foi aprovado cá em casa!


O 1º mês do Vicente foi a inspiração para eu fazer um bolo e o pretexto ideal para a Bernarda cantar os 'Parabéns' - 'Parabéns ao irma-ão (...) Heeeey'.

Adivinham quem soprou as velas?

- 'Outra vez mamã!'

Não gosta nada de doces e perdeu logo o interesse depois do bolo cortado. (Também já fui assim, mas passou com a infância...)



Parabéns Vicente, filho querido!



9.12.14

My Sweet Baby Girl

Nesta fase de enamoramento com o Vicente e sendo ele ainda tão dependente de mim, é difícil criar momentos em que me dedique exclusivamente à minha filha. A família compensa-a neste período em que tenho de estar mais focada no irmão e sempre que ele adormece, dou a atenção que a B. merece. 
Nos primeiros dias, ainda na maternidade, tive imensas saudades da minha menina, o sentimento de que as nossas vidas tinham mudado fez-me questionar se ela estaria preparada para essa mudança e se a nossa cumplicidade seria abalada com a chegada do irmão. 
Mas estou certa de que são o melhor que podem ter na vida um do outro. Com a doçura com que sempre diz 'Irmãozinho', dá beijinhos e o quer adormecer 'Nana nana, irma-ão', o meu coração de mãe fica sossegado...e completamente embevecido!

A Bernarda está numa fase em que a sua graça de menina se destaca cada vez mais. Está vaidosa, dá imenso valor a tudo o que a rodeia, é criativa e cativa facilmente as pessoas. 
As nossas visitas são logo convidadas a brincar e apressa-se a dar a conhecer o irmão. 
Adora tudo o que é da mamã, seja o espelho, a escova, as pulseiras, os anéis... nesta fase também para se sentir mais próxima de mim.

Outfit 


5.12.14

A Primeira Roupa do Vicente

Quando comecei a fazer o enxoval do Vicente percebi a dificuldade das mães de meninos em encontrar a mesma escolha que há disponível para as meninas, mas com alguma pesquisa acabei por descobrir peças a meu gosto. Vou mostrando algumas das escolhas que fiz, como sugestão às mães de meninos.
Enquanto são bebés de colo gosto de ver peças delicadas, como toucas, golas e fofos também em meninos - sem grande distinção de género além das cores, mas com mais sobriedade nas opções (sem folhos, golas exageradas nem laços xl).
Encontrei peças tão bonitas como as do enxoval da Bernarda e não me perdi no exagero - preferi ter menos quantidade de conjuntos, sem deixar de ter o essencial.

O conjunto que mostro hoje foi dos primeiros que escolhi e o primeiro que o Vicente vestiu. É confortável, 100% algodão, o conjunto exterior adapta-se ao corpo do bebé e tive o cuidado de que o chambre não fosse muito pequeno (como só é apertado na gola não se torna desagradável para o bebé). Ficou um verdadeiro principezinho!
Uma dica - os conjuntos de duas peças têm a vantagem de servir por mais tempo do que os babygrows
Conjunto Paz Rodriguez | Chambre de Golas Dulces |

 
As 4 Bolsas com os conjuntos que levei  para a maternidade

2.12.14

A Doce chegada do Vicente

18 de Novembro. 09h46. 38 semanas e 6 dias. O choro desejado da vida irrompeu no silêncio gritante da minha ansiedade. Nasceu o Vicente e o meu coração cresceu pela segunda vez... 
Tornei-me mãe pela segunda vez e a Bernarda tornou-se irmã mais velha. Carinhosa e protetora desde que descobriu o irmão a crescer na minha barriga. A primeira vez que o viu disse sorridente e cheia de amor 'Irmãozinho!'. 
Adora dar beijinhos ao irmão, quer vê-lo assim que acorda, enche-se de sorrisos ao falar nele e canta 'músicas' que parecem acalmá-lo. É tão delicada e cuidadosa quanto esperava que fosse ser. Mais ainda. Vê-los juntos é a visão do amor...


O meu Vicente nasceu com 3,300 kg e 50 cm e na consulta aos 13 dias aumentou para os 3,650 kg e 52 cm. Dizem que é 'igual à mãe' :). 
Tem sido amamentado em exclusivo, tal como a irmã foi até aos 6 meses (continuou a ser com a introdução da alimentação complementar).

Tenho um bebé querido que faz o meu amor por ele crescer a cada dia. Os filhos são mesmo o melhor que temos na vida!
Sabe Vicente que és uma bênção nas nossas vidas...

11.11.14

Do Calor do Verão de 2014

Este verão foi cheio de mudanças e a mais doce de todas elas foi o crescimento da minha loirinha que modificou tanto desde que fez 2 anos até agora! Revendo fotografias destes últimos meses noto a transição da bebé para a menina, nos traços do rosto, nos cabelos que cresceram, nas roupas que já não servem... E também mudanças interiores, nas palavras que aprendeu, na forma como interage connosco e atribui cada vez mais significado e expressão às palavras que diz... 

Este conjunto foi dos que mais gostei neste verão e a B. (que já gosta de opinar sobre as roupas que veste) ao tirá-lo do roupeiro disse que era 'muito bonito', na cor preferida, todo 'soia' (rosa). Continua a adorar chapéus, mas felizmente já passou a fase de querer usar chapéu o dia todo e ser dos primeiros itens que pede ao acordar.

( We miss you ☆ Luninha )


Adora fazer como os crescidos, de preferência com os utensílios reais, mas também nos brinquedos de imitação, como a cozinha que recebeu nos anos... Coloca o avental para cozinhar, regula a temperatura do fogão, programa o tempo no mini microondas, lava as mãos e as loiças e saboreia o que preparou 'Mnham Mnham'. E, claro, todos temos de provar...

Tempo de cozinhar...

Outfit 
Conjunto Tu Chique | Chapéu Zara Home | Meias Pontas Decathlon |  Laço Lemon Hair Lovers |  Avental Zara Home 


30.10.14

Passeio no Zoo de Santo Inácio

A melhor diversão para a B. continua a ser estar companhia de animais. Em casa, basta qualquer brinquedo para ela e a cadelinha fazerem a festa e assim se divertem por imenso tempo. Disputam tudo o que uma delas tenha, mais por diversão do que por implicância, adoram-se e não se largam.
À excepção das aranhas (que por qualquer razão antes de saber dizer a palavra corretamente começou por chamar 'dianas') e das abelhas, não tem medo de nenhum animal e é muito meiguinha com todos.
Por isso, sempre que possível procuramos atividades perto da natureza e nesses momentos percebemos o valor que dá a coisas simples a que muitas vezes nem reparamos.


Nesta ida ao zoo adorou alimentar as Araras (super concentrada na sua responsabilidade).
Apanhou ervas para o Cão-da-pradaria e achou imensa graça quando tinha a 'boca tão cheia'!

Colheu 'floes' (flores) do campo 'para a mamã', apanhou bolotas e os 'chapéuzinhos' delas, brincou com 'os meninos' nos baloiços, fez um piquenique e dançou ao som da música que tocava... Adorou os macacos, sobretudo os 'bebés', os porquinhos, a resposta das araras ao seu 'Olá', o leão e os pinguins.
E como mudou desde o ano passado...

Outfit
Vestido Lanidor Gola Maria Bebé | Casaco Zara Laço Lemon Hair Lovers 

25.10.14

30 Meses


Hoje fazes 30 meses!
Nestes 30 meses ensinaste-me tanto como eu a ti...A tua vinda mudou a parte mais importante da minha vida! Inundou-a por completo de ti.
Conheço cada pormenor teu.
Adoras dançar, não há música que passe despercebida.
Adoras cantar e reconheces as tuas músicas preferidas logo nas primeiras notas.
Adoras a Cléo e divertes-te mais do que demonstras te zangar quanto ela leva os brinquedos.
Adoras 'os meninos' e sabes ser delicada quando são ainda bebés (a tua adoração recente).
Adoras pulseiras, autocolantes, ursinhos, e fazes construções fabulosas com as molas da roupa :).
Aprendeste por ti a dar valor ao teu espaço e às tuas coisas, assim, de um dia para o outro, sem eu precisar impor.
Adoras o aconchego do meu colo de mãe e enquanto te leio ao deitar adormeces pela segunda página.
E eu adoro a expressão que dás às palavras, os risos que dobras quando algo te diverte, a tua lealdade a quem e ao que gostas e que por mais sociável que sejas e gostes das pessoas que fazem parte dos teus dias, haja um lugar de ti a que só a mim deixas chegar. Mãe é mãe, há algo de transcendente que nenhum outro amor pode igualar.
Ensinaste-me a ser tua mãe... Tua! Nenhuma criança é igual e se há regras que se aplicam a todas, há detalhes que são seus e só quem ama bem de perto conhece e é capaz de compreender.
Ser mãe é amar, acima do bem e do mal. Os maiores desafios são compreender, ser paciente, respeitar, dedicar tempo...
Não esqueci de mim para ser tua mãe, deixou foi de existir algo que eu goste tanto quanto estar contigo.
Sinto-me abençoada de todas as vezes em que me chamas mamã...
 
Com amor, da mãe

22.10.14

De regresso ao blogue

Já passaram mais de 4 meses desde que escrevi o último post no blogue.
Por várias razões senti vontade de parar, descansar, continuando a saborear a beleza de cada dia em família, como sempre fiz, mas em modo low profile...
Recebi algumas mensagens carinhosas a saber se está tudo bem connosco, a questionar o nosso afastamento, as quais agradeço. Nem sempre há expressão imediata junto dos posts pelo que é bom saber que estão desse lado e gostam de nos acompanhar. 

O blogue surgiu como uma forma de registo de momentos que quero guardar e para chegar perto de quem da nossa família tínhamos (e temos) longe... Captar este momento da minha filha que tem passado tão depressa, para assim poder saboreá-lo melhor. Desacelerar a passagem dos nossos dias ao fazer o exercício de os rever e saber que cada um deles contou... Sem deixar de ser uma partilha das coisas belas e leves da vida, conforme as vejo, que inspire quem nos acompanha. 
Este espaço é o resultado de um amor genuíno pela maternidade e por todo o mundo infantil. É assim que o quero manter...

Estamos de volta ao blogue, com nova imagem, novo nome e num registo que vai mais de encontro à nossa essência e ao nosso modo de vida...

Em breve com novidades...

***

27.5.14

2º Aniversário - Mesa das Lembranças

Hoje deixo uma sugestão de lembrança para os aniversários, batizados ou comunhões que costumam acontecer nesta altura do ano e quase de certeza os convidados  vão adorar. Afinal, quem não gosta de ser presenteado com flores?
A sugestão foi da My Sweet Bird que deu ainda um toque especial a cada vaso de flores com mensagens inspiradoras e à mesa das lembranças com a imagem do porta-retratos "Para que a lembrança deste dia nunca pare de crescer". 




2.5.14

2º Aniversário - Look Mãe & Filha

A escolha dos outfits para o dia de 2.º aniversário foi feita antes de qualquer outro detalhe da festa, pelo menos o da B. que mereceu todo o meu cuidado e já sabia exatamente o que queria.
O vestido reúne tudo o que adoro - bordado inglês, tecido floral liberty em tons de rosa, metros de  tecido em roda que criava movimento a par das brincadeiras divertidas da loira mini... um must!
O vestido que usei não foi comprado para a ocasião, escolhi sem preocupação de maior, abri o roupeiro e foi o que me pareceu conjugar melhor num look mãe e filha e no mood do dia...
As coroas de flores são um acessório que adoro e dão um toque especial ao look em datas importantes, incluindo batizados e comunhões. Nada mais Primaveril! Estas não podiam ter ficado mais bonitas! Foram encomendadas numa florista local, podem encontrar aqui.
A minha filha ficou de tal forma radiante com as coroas,que só repetia somos 'Princésas'.
És a minha princesa, todos os dias... Espero que sejas sempre tratada como tal!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...