31.12.13

Na Terra dos Sonhos...

Terminando os posts sobre o Natal...
No último fim de semana de 2013 fomos à Terra dos Sonhos, em Santa Maria da Feira, Aveiro, e adorámos. A Bernarda andou encantada, especialmente com a neve, a rena e os espetáculos de teatro que viu muito concentrada. Pelo recinto ouvíamos as músicas de Natal, o que tornou ainda mais encantada a visita, em pleno espírito natalício.
Depois de uma reação inesperada à entrada, em que ficou assustada com um 'duende' do Pai Natal, correu tudo muito bem e já era noite quando viemos embora. Adorei as atuações, os atores eram excelentes e o conteúdo das peças interessante, sobretudo do ponto de vista das crianças.
Fica a dica para quem quiser aproveitar as próximas edições.

Vestido Foque | Camisola e Casaco Chicco | Touca Dulces no ECI | Sapatos Chicco
♥Acompanhe o blog Bernarda - Histórias da tua Infância no facebook aqui ♥

30.12.13

A Nossa Noite de Natal - Um look especial

Uma data tão mágica requer um outfit especial...
Desde criança que a véspera e o dia de Natal eram altura de estrear roupas bonitas e que nos faziam sentir especiais. A minha mãe sempre nos combinou muito bem, a ponto de ainda hoje nas consultas da minha filha, a médica lembrar o que vestíamos, eu e a minha irmã. Era tão bom o Natal da minha infância! Esperava o ano todo para ter aquela prenda que queria e que por isso era ainda mais especial. A família juntava-se toda e era uma festa feliz. Tenho vídeos desses Natais, era uma criança alegre e espontânea e, se ao longo do meu crescimento fui perdendo essa felicidade, a vinda da minha filha fez-me uma pessoa completa, em paz e novamente feliz. É certamente o melhor presente da minha vida...
Como apaixonada que sou por tudo o que tenha a ver com bebés, inevitavelmente perco-me com as roupas maravilhosas que existem em tamanho mini. Vou descobrindo criações cada vez mais maravilhosas, uma verdadeira perdição!
Quando vi pela primeira vez este género de vestidos, em meninas espanholas, pensei 'Mas como é que não vesti sempre assim  a minha filha?'  Fiquei derretida! E quando a bebé B. usa faz sucesso por onde passamos, as pessoas acham o máximo e ela fica muito vaidosa e contente pela atenção que recebe.
Este vestido já está no top dos mais bonitos. Adoro! Tinha pensado escolher vestidos diferentes para o dia 24 e 25, mas gostei tanto de ver a B. com ele que decidi vestir-lhe nos dois dias.
Peças em tartan (xadrez) ou veludo têm lugar de destaque nos conjuntos para o Natal e, como o deste vestido é uma versão mais discreta, permite ser usado noutras ocasiões. Nos complementos podemos ir buscar o vermelho, branco ou azul marinho do xadrez e assim compor 3 looks completamente diferentes.
As últimas fotos têm uma presença especial (que não é prenda de Natal, os animais não são prendas), o nosso mais fofinho novo elemento, integrado há poucos dias na família.
Bem-vinda e que sejas muito feliz!

Vestido, Camisa e Tapa Fraldas Pedro & Matilde |
Fita de laço Foque | Touca Ratinho Feliz | Sapatos Chicco
♥Acompanhe o blog Bernarda - Histórias da tua Infância no facebook aqui ♥

27.12.13

A Nossa Noite de Natal 2013 - Mesa Natalícia, Decoração e Presépio...

O primeiro post da nossa noite de Natal é sobre o que faltava mostrar da decoração de inspiração  e significado natalícios.
E é na mesa que a família se reúne e a noite começa a ser celebrada...
A nossa mesa de Natal assumiu as minhas cores preferidas para esta época especial - branco, vermelho e dourado (ou, em alternativa, o prateado). No Natal, é o vermelho que reina...
Partindo dos básicos em branco, como o serviço de jantar, é fácil acrescentar cores relacionadas com a data que se celebra. No meu caso, os copos, as velas, os guardanapos e o azevinho como componente natural. Tudo o que usei já tinha (exceto o azevinho, claro está) e resultou numa mesa simples e elegante, com um toque de modernidade e muito fácil de compor.
Para a mesa da última noite do ano vou optar pela trilogia branco, preto e dourado.

Na noite de 24 e dia 25 o verdadeiro significado do Natal esteve presente. Conseguimos não exagerar em presentes, foram abertos antes da 00h00 pelo cansaço da loirinha e foi uma alegria sem igual. O presente principal ficou para a manhã de Natal...
Recebeu livros (adora e nunca são demais), um brinquedo didático, brinquedos do faz de conta e dois vestidos que são uma perdição. Descobriu que adora rasgar papel enquanto se divertia a abrir os presentes, o que espero não ser trágico para os seus livros (mãe em estado de alerta).

Comprei plantas com flores vermelhas especialmente para a ocasião e resultam sempre bem em todas as casas, sem exigir grandes cuidados. 

O presépio é parte central do Natal, pelo menos para nós, e espero transmitir a mensagem à minha filha para que ela saiba sempre viver dessa forma. Não é abdicando dos bens materiais, mas tendo consciência de que existe além deles e não hesitar no bem dos outros, afastando-se da maldade que não pode converter.
No próximo post, mostro o look escolhido para a B. bebé, um dos vestidos mais lindos deste Natal e que fez um enorme sucesso.



Na mesa de centro...

Chegado o dia 25...
O Presépio...


♥Acompanhe o blog Bernarda - Histórias da tua Infância no facebook aqui ♥

16.12.13

Sunshine and Candy Colors


O mês de Dezembro tem passado a uma velocidade estonteante. Entre novos projetos no trabalho, preparativos para a época de Natal e passagem de ano, planos para as miniférias da próxima semana e uma bebé para cuidar e acarinhar, só consigo ter algum tempo de sobra com a perda de horas de sono. Não sei se acontece com todas as mães, mas desde que a Bernarda nasceu, o meu horário de sono é muito mais reduzido, não só pelos motivos óbvios, mas por não conseguir adormecer cedo por mais cansada que esteja.
As semanas têm sido rotineiras, mas o final de cada dia é adoçado por saber que quando chego a casa tenho a minha filha, contente a correr para mim quando me ouve abrir a porta.
Os fins de semana são para passar tempo de qualidade em família. Dificilmente alguma coisa se sobrepõe a descansarmos, brincarmos e passearmos nesses dois dias. Adoro sobretudo em dias de sol e este não foi exceção...
Longe vai o tempo dos passeios discretos, desde que nos fazemos acompanhar pela bebé B. é certo que onde vamos, há diálogos queridos com mães, pais, avós e crianças. As avós acham sempre graça às toucas 'como se usava antigamente'.
Já passou pela fase de com poucos meses dizer 'Olá' a todas as pessoas por quem passávamos, à fase da timidez de se esconder em mim quando alguém desconhecido lhe falava e, agora, já seleciona os momentos em que confia ou guarda alguma reserva. Com crianças é uma perdição! Adora-as e é como se conhecessem desde sempre...Uma menina tão doce quis dar-lhe um beijinho, sempre a dizer para a mãe 'Parece uma princesa'. Que bom de ouvir vindo de alguém que o é também.

O look
Adoro candy colors!
Este macaquinho, delicado, com cores suaves e apontamentos clássicos, como a renda e a espiguilha, é uma delícia! Uma opção que adorei para variar a escolha tendenciosa de vestidos.
As flores bordadas da gola vão de encontro ao padrão floral e a touca apresenta esses mesmos tons. De todas as opções que o cabelo da bebé permite usar, é sobre as toucas que recai a minha preferência.
Deixo as imagens de Domingo, as fotos indoor em casa dos avós maternos, mostram mais uma opção de detalhes de decoração natalícia.
Que esta seja uma boa semana para todos!

Camisola Chicco | Macaquinho   Little Angels | Touca Colibri Azul | Sapatos Chicco


♥Acompanhe o blog Bernarda - Histórias da tua Infância no facebook aqui ♥

9.12.13

Vamos falar de...Sapatos!


Os pés são das partes mais importantes e complexas do nosso corpo e exigem especial atenção na infância, sobretudo quando os bebés começam a dar os primeiros passos. É bom lembrar que suportam o nosso peso e até o dobro enquanto caminhamos. A escolha do calçado é, por isso, de extrema importância, mais ainda do que a roupa do bebé. 
Os sapatos devem servir para proteger o pé do bebé e auxiliá-lo na aprendizagem de caminhar, adaptando-se ao pé e não o contrário. Não devem apertar o pé (para não dificultar a circulação sanguínea) nem ser demasiado largos a ponto de dificultar a locomoção e favorecer quedas.
O primeiro par de sapatos 'a sério' deve ser comprado quando o bebé consegue ficar de pé.
Deve ter disponíveis, de preferência, dois pares, de forma a não usar o mesmo por dois dias seguidos para que estes possam 'arejar'. Se a roupa pode servir de irmão para irmão, esta prática não deve ser seguida no calçado pois os sapatos têm o molde de cada pé e os que já foram usados podem estar deformados.
Entre roupa e calçado, é preferível optar por roupa mais acessível e apostar em calçado de melhor qualidade.

 
 
Bebés de colo
O ideal é que o bebé ande 'descalço'. O pé deve ter liberdade para se desenvolver e ser estimulado pelo meio, o que aumenta a sensibilidade do bebé e melhora o seu desenvolvimento motor. Podem usar meias antiderrapantes ou sapatos de lã ou tecido para manter os pés quentes.
O uso de sapatos nesta idade serve apenas para proteger os pés do frio, manter a segurança do bebé e, claro, por gosto dos pais (quem resiste?), pelo que devem ser totalmente confortáveis, flexíveis, leves e com espaço para que possam mexer os dedos.
Nota: O melhor é optar por calçado com uma grande abertura, em velcro ou cordões, que facilite o seu calçar e permita ajustar a largura. Há muitos sapatos bonitos que não chegam a ter uso precisamente por não terem abertura suficiente para calçar o pé ainda pouco firme do bebé.
Bebés que caminham
Quando os bebés começam a caminhar, os sapatos devem favorecer o desenvolvimento do caminhar e não prejudica-lo. Como tal, devem ser anatómicos, com materiais transpiráveis e que protejam a forma natural dos pés, como se estivessem descalços.
Nesta etapa convém escolher sapatos fechados, mesmo que seja Verão, há sandálias fechadas ou com calcanhar subido, semelhante ao de um sapato. O calcanhar deve ser firme para evitar que o bebé possa torcer o pé, por isso calçado de tiras é desaconselhado nesta idade.

Compra dos primeiros sapatos



Check-in na hora de comprar
  1. Sapatos respiráveis;
  2. Sapatos leves e flexíveis. (Encontra-se calçado de bebés em lojas comuns e mesmo em lojas infantis com um modelo giríssimo, mas extremamente pesados e de sola dura)
  3. Sapatos sem costuras salientes e acolchoados por dentro.
  4. Solas antiderrapantes, macias e dobráveis, mas capazes de amortecer desníveis do terreno.
  5. A parte da frente do sapato (biqueira) deve ser alta para possibilitar o movimentos dos dedos e reforçada para eventuais embates.
  6. A  zona do calcanhar do sapato deve ser reforçada e mais alta;
  7. Tamanho certo: O sapato não deve ser demasiado grande, mas convém que tenha uma folga de um dedo entre o dedo maior e a biqueira do sapato.

Onde comprar
Deixo um resumo final da minha experiência pessoal e de outras mães com quem troco impressões, tendo por base as recomendações dos médicos que questionei sobre o assunto.

Convém escolher marcas especializadas na confeção de sapatos para bebés e crianças. A maior parte do calçado que tenho comprado é da Chicco e é considerada das melhores para sapatos nestas idades. Outras que são boas também: Geox, Pablosky, Timberland... Há ainda sapatarias que têm calçado de boa qualidade, mas estas são as mais conhecidas.
Os preços podem não ser os mais simpáticos, mas há alguns princípios para boas compras.
  • Procurar outlets das marcas (facilmente têm descontos de 50%);
  • Comprar em época de saldos (sempre calçado de meia estação, sandálias e botas são uma má aposta por não conseguirmos prever o crescimento do pé até altura de as usar);
  • Farmácias (algumas farmácias conservam modelos mais clássicos e descontinuados, da Chicco, por exemplo)

♥Acompanhe o blog Bernarda - Histórias da tua Infância no facebook aqui ♥

4.12.13

It's Christmas Time

Entrámos oficialmente em espírito natalício! 
A manhã de Domingo foi dedicada a decorar a árvore de Natal em família, tarefa que se tornou num momento especial na companhia do nosso mais novo e querido elemento.
Claro que a ajuda resultou mais em atraso do que em adianto, mas como ainda estou na fase de achar querido tudo o que ela faz, foi uma atividade muito proveitosa. Nem conto a imaginação que tem de possíveis elementos decorativos para a árvore. É tão engraçada! :) 
Quando já tinha pendurado alguns enfeites, olhava para as bolas na árvore, com um olhar brilhante e um sorriso maroto, disfarçava perante o meu olhar e voltava a cercá-las quando me via distraída. Feliz como nunca! Demorei o dobro do tempo, mas certamente nunca gostei tanto de decorar a árvore de Natal como este ano.
Para mim, vermelho é cor imprescindível no Natal e o conceito total white perfeito para a passagem de ano. Seja na decoração ou outfits de toda a família.
Em relação à decoração da árvore, excepção feita à neve em spray, tudo o que usei já tinha dos anos anteriores, mas penso que as lojas mantêm estas coleções. 
Tenho doces lembranças de enfeitar pinheiros naturais na minha infância, mas por não ser ecológico cortar árvores só para esta época, optei por uma árvore artificial. Quem puder manter em vaso durante o resto do ano, pode aproveitar...
Usei os tons vermelho e prateado, mas também gosto de dourado ou de branco. De preferência só com duas cores, ou uma terceira em alguns apontamentos que casem bem com as predominantes.
Só as últimas fotos foram tiradas depois de ter nevado na nossa árvore para não expor a bebé ao spray.






Decoração da árvore de Natal
Bolas A Loja do Gato Preto
Renas e Anjos Zara Home
Laços (fita) IKEA
Estrela IKEA
Decoração da consola
Laços Pórtico
Centro de mesa DIY
    Base espelhada (trouxe da Noruega)
   Taça invertida Zara Home
   Pinhas (vindas do Gerês no Verão)
   Vela Kasadec
Rena (veio da Noruega)
Laço Tartan Pórtico
Moldura Casa (fotos da B. no Natal passado)

♥Acompanhe o blog Bernarda - Histórias da tua Infância no facebook aqui ♥
    

29.11.13

Tempo decrescente para o ansiado fim de semana...

O fim de semana já está próximo e vamos aproveitá-lo para decorar a árvore de Natal e entrar em Christmas mood. Para as mães que já voltaram ao trabalho, como eu, os tempo livres sabem ainda melhor. 
Será um fim de semana com alguns mercados de moda em Lisboa, Porto e Coimbra, mas destaco o Mercado dos Santos, no Sábado dia 30, para ajudar o bebé Matthew a ouvir. A ideia é venderem 30.000 chocolates a 1€ cada para juntar os 30.000€ necessários para comprar um implante coclear. Podem também ajudar oferecendo chocolates para vender (não é fácil juntar tantos) ou fazendo um donativo pessoal para o NIB disponibilizado aqui. Vejam mais informações nas respetivas páginas.

O kit little princess (de ontem) é de cores suaves, ao que parece mesmo a condizer com o comportamento da B. durante este dia. Foi com a avó visitar a nossa 'titi' e portou-se lindamente, muito querida e calminha. 
Este sobretudo é giro, com um corte clássico, delicado, confortável e muito quentinho. Reúne todos os requisitos. Sou extremamente friorenta, por isso, procuro que a B. ande sempre confortável e quente, embora note que ela não é tão sensível ao frio quanto eu. Pelo menos não o demonstra.
A camisa de golas em bordado inglês é tão bonita! Tem bordado na gola e nos punhos. Bordado inglês é das minhas paixões, peças que o levem mais facilmente me conquistam. E esta destacou-se assim que a vi.
Na próxima semana farei um post sobre sapatos, tal como tinha prometido...E vou preparar ainda no fim de semana sobre a nossa árvore de Natal, com os melhores momentos da colaboração da loirinha na decoração (vamos ver o que me espera e se as bolas vão resistir na árvore).

Sobretudo Chicco
Blusa de Golas Casa d'Avó
Vestido DOT (este)
Touca Colibri Azul
Meias Chicco
Sapatos Chicco

♥Acompanhe o blog Bernarda - Histórias da tua Infância no facebook aqui ♥

25.11.13

"I believe in Pink"

Desde que nasceu a Bernarda, a nossa casa tornou-se muito mais cor-de-rosa. Literal e metaforicamente... O quarto dela foi invadido de apontamentos de cor rosa no mobiliário, objetos decorativos, peluches e, indispensavelmente nas roupas, tudo na versão suave e delicada, como pedem os bebés.
Se nas primeiras roupas era a minha cor preferencial, agora quando abro o roupeiro colorido, organizado por cores, da minha bebezinha bebé crescida de 18 meses,  o rosa ocupa uma pequena parcela. Não sou eu que gosto menos do rosa, mas perco-me por alguns modelos, sobretudo de vestidos,  que existem só noutras cores e o corte é o fator que prevalece. Nenhuma cor é mais feminina que o cor-de-rosa... Adoro!
Os nossos Looks
O vestido da B. é muito divertido, como todas as roupas da Agatha Ruiz de la Prada. Cores vivas, muitas vezes conjugadas, com detalhes engraçados, estão presentes em todas as peças. Foge ao  meu estilo preferido de vestidos, mas como o resultado é bem conseguido adoro muitas das peças que criam, para looks mais atuais... O tema deste vestido é 'Corações' e até os botões têm esta forma.
A peça que prefiro do meu look é o blazer. Gosto muito de blazers, a seguir a vestidos, são a minha peça de eleição e combinam bem em looks mais casuais. Esta cor é 'rosa chiclete', um tom suave numa peça tão 'adulta'.
A camisa tem um padrão de cornucópias em tons de rosa e linhas muito finas bordeaux, a cor must-have deste Inverno.
(Este é o primeiro post deste exercício)





 O look da B.
Vestido Agatha Ruiz de La Prada
Camisola de Gola Maria Bolacha
Meias H&M
Sapatos Chicco

O meu look
Blazer Zara
Camisa Massimo Dutti
Calças Salsa
Botins Zara
Mala Furla

♥Acompanhe o blog Bernarda - Histórias da tua Infância no facebook aqui ♥

20.11.13

"I believe in kissing, kissing a lot"

Ouço e leio algumas vezes, pelas mulheres que não são nem querem ser mães, que um dos motivos principais de não terem esse desejo é a forma como quem já o é relata as amarguras da maternidade.
As dores do parto, a dificuldade na amamentação, as cólicas, as noites perdidas, a fase do nascimento dos dentes, a tendência incontrariável para fazerem tudo o que é errado e, depois que são crescidos e estão na fase em que se espera usufruir de toda uma vida de dedicação, chega a vez da distância e das saudades.
Não sou da opinião de que todas as mulheres TÊM de ser mães, é verdade que uma grande parte das que defendem que nunca hão-de o ser, chegam à idade em que toca o relógio biológico e concluem que é algo que realmente querem, mas não é nem tem de ser a resposta para todas. E se não se quer, o melhor é mesmo não o ser.
Para mim, ser mãe é a tarefa mais exigente, mas também a mais maravilhosa e compensadora de todas! Não conheço nenhuma mãe que se arrependa de o ser e a quem os filhos não arrebatem o seu coração perdidamente. Sei que por mais metas cumprisse na vida, jamais me sentiria completa se não fosse mãe.
A maternidade transforma-nos. Quando o ouvia, queria perceber o que isso significava e pensava se ia ter de forçar para que realmente fosse assim. Mas é uma mudança que se impõe sem que o controlemos. Comigo foi assim. Até a minha filha nascer sempre relativizei a minha felicidade em função dos outros. E essa foi a maior mudança que senti. Percebi que não sacrificaria a felicidade e bem-estar da minha filha e, por conseguinte, a minha, pela de nenhuma outra pessoa. Que a minha principal responsabilidade é ser o seu porto seguro. E, sem ser contradição, tornei-me ainda mais consciente do bem do próximo, de que o bem-estar de todos é responsabilidade de cada um e nenhum sofrimento pode ser ignorado. Passei a dar valor a cada dia, a saborear cada momento, a reconhecer as pessoas que nos querem bem, a simplesmente não estar na presença de quem nos dá falsas simpatias, destruí a ilusão de agradar a ‘gregos e troianos’, tornei-me mais completa e feliz e percebi que a vida faz-se hoje!
E o melhor de tudo… os abraços e beijos sem fim, inocentes e espontâneos. A terapia mais eficaz! E ninguém erra enquanto pai por dar carinho 'em excesso'. Crianças mimadas não recebem muitos beijos, recebem muitos bens materiais descartáveis e poucos valores.
É maravilhoso deliciarmo-nos com os abraços e beijos que nos dão e retribuir com os melhores sorrisos! Isto é tudo o que temos... Há alguma coisa melhor?

Deixo a nota de que o laço da B. é só a fita do meu vestido. A bebé anda na fase de querer usar tudo como enfeite, gorros, chapéus, toucas, laços... Enquanto me arranjava, encontrou-a e quis logo pôr na cabeça, achei tão cómico que alinhei na brincadeira. Uma graça!

LOOK da B. | Casaco Oshkosh | Calças Zara|
O meu LOOK | Gabardine Zara|

♥Acompanhe o blog Bernarda - Histórias da tua Infância no facebook aqui ♥
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...