9.12.13

Vamos falar de...Sapatos!


Os pés são das partes mais importantes e complexas do nosso corpo e exigem especial atenção na infância, sobretudo quando os bebés começam a dar os primeiros passos. É bom lembrar que suportam o nosso peso e até o dobro enquanto caminhamos. A escolha do calçado é, por isso, de extrema importância, mais ainda do que a roupa do bebé. 
Os sapatos devem servir para proteger o pé do bebé e auxiliá-lo na aprendizagem de caminhar, adaptando-se ao pé e não o contrário. Não devem apertar o pé (para não dificultar a circulação sanguínea) nem ser demasiado largos a ponto de dificultar a locomoção e favorecer quedas.
O primeiro par de sapatos 'a sério' deve ser comprado quando o bebé consegue ficar de pé.
Deve ter disponíveis, de preferência, dois pares, de forma a não usar o mesmo por dois dias seguidos para que estes possam 'arejar'. Se a roupa pode servir de irmão para irmão, esta prática não deve ser seguida no calçado pois os sapatos têm o molde de cada pé e os que já foram usados podem estar deformados.
Entre roupa e calçado, é preferível optar por roupa mais acessível e apostar em calçado de melhor qualidade.

 
 
Bebés de colo
O ideal é que o bebé ande 'descalço'. O pé deve ter liberdade para se desenvolver e ser estimulado pelo meio, o que aumenta a sensibilidade do bebé e melhora o seu desenvolvimento motor. Podem usar meias antiderrapantes ou sapatos de lã ou tecido para manter os pés quentes.
O uso de sapatos nesta idade serve apenas para proteger os pés do frio, manter a segurança do bebé e, claro, por gosto dos pais (quem resiste?), pelo que devem ser totalmente confortáveis, flexíveis, leves e com espaço para que possam mexer os dedos.
Nota: O melhor é optar por calçado com uma grande abertura, em velcro ou cordões, que facilite o seu calçar e permita ajustar a largura. Há muitos sapatos bonitos que não chegam a ter uso precisamente por não terem abertura suficiente para calçar o pé ainda pouco firme do bebé.
Bebés que caminham
Quando os bebés começam a caminhar, os sapatos devem favorecer o desenvolvimento do caminhar e não prejudica-lo. Como tal, devem ser anatómicos, com materiais transpiráveis e que protejam a forma natural dos pés, como se estivessem descalços.
Nesta etapa convém escolher sapatos fechados, mesmo que seja Verão, há sandálias fechadas ou com calcanhar subido, semelhante ao de um sapato. O calcanhar deve ser firme para evitar que o bebé possa torcer o pé, por isso calçado de tiras é desaconselhado nesta idade.

Compra dos primeiros sapatos



Check-in na hora de comprar
  1. Sapatos respiráveis;
  2. Sapatos leves e flexíveis. (Encontra-se calçado de bebés em lojas comuns e mesmo em lojas infantis com um modelo giríssimo, mas extremamente pesados e de sola dura)
  3. Sapatos sem costuras salientes e acolchoados por dentro.
  4. Solas antiderrapantes, macias e dobráveis, mas capazes de amortecer desníveis do terreno.
  5. A parte da frente do sapato (biqueira) deve ser alta para possibilitar o movimentos dos dedos e reforçada para eventuais embates.
  6. A  zona do calcanhar do sapato deve ser reforçada e mais alta;
  7. Tamanho certo: O sapato não deve ser demasiado grande, mas convém que tenha uma folga de um dedo entre o dedo maior e a biqueira do sapato.

Onde comprar
Deixo um resumo final da minha experiência pessoal e de outras mães com quem troco impressões, tendo por base as recomendações dos médicos que questionei sobre o assunto.

Convém escolher marcas especializadas na confeção de sapatos para bebés e crianças. A maior parte do calçado que tenho comprado é da Chicco e é considerada das melhores para sapatos nestas idades. Outras que são boas também: Geox, Pablosky, Timberland... Há ainda sapatarias que têm calçado de boa qualidade, mas estas são as mais conhecidas.
Os preços podem não ser os mais simpáticos, mas há alguns princípios para boas compras.
  • Procurar outlets das marcas (facilmente têm descontos de 50%);
  • Comprar em época de saldos (sempre calçado de meia estação, sandálias e botas são uma má aposta por não conseguirmos prever o crescimento do pé até altura de as usar);
  • Farmácias (algumas farmácias conservam modelos mais clássicos e descontinuados, da Chicco, por exemplo)

♥Acompanhe o blog Bernarda - Histórias da tua Infância no facebook aqui ♥

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...