15.2.17

No Quarto de Brincar... Ou talvez não!

O quarto de brincar é uma daquelas áreas que nós mães idealizamos com a ingenuidade de que vão adorar estar lá e os brinquedos vão deixar de aparecer em todas as divisões da casa. Pois... pelo menos cá em casa, não é nada disso que acontece.
Eles gostam de brinquedos de imitação, de reproduzir o que nos veem fazer, mas o que gostam mesmo, mesmo, mesmo... é de brincar com os objetos reais e de interagir connosco.
Quando forem mais velhos acredito que vá mudar, mas agora não tenho a menor dúvida de que eram igualmente felizes se não tivessem brinquedo algum.  Eles só querem o nosso tempo, a nossa atenção. Tudo o que lhes compramos é para de alguma forma nos substituir. Esta segunda jornada na maternidade tem-me ensinado que os bebés precisam de muito poucas coisas materiais. 
Não que os meus filhos tenham deixado de as ter à disposição, pelo contrário... mas esse consumismo é meu pois de facto eles não ligam muito a coisas. Gostam do efeito surpresa quando as recebem, de desembrulhar, de abrir as caixas e, não raras vezes, dão mais valor à caixa do que ao brinquedo.
O que querem realmente é não estar fechados, brincar com a natureza, sentirem-se incluídos nas nossas rotinas - quando deixo que me ajudem ganho uma menina com uma alegria genuína e um bebé satisfeito por valorizar o que as suas mãos pequeninas conseguem fazer.
O melhor que lhes podemos dar não tem preço, não há dinheiro algum que o possa comprar. É fácil dizer assim quando têm tudo... mas quando sabemos que coisas são só isso mesmo e lhes mostramos o que é mais importante, preparamo-los para viverem bem e serem felizes em todas as circunstâncias que a vida os coloque. Se podemos ter essas coisas, ótimo, vamos usufruir delas, se não podemos ter, tudo bem, elas não nos constituem. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...