No início deste ano decidimos que estava na altura de a B. começar a frequentar a escola, para conviver com crianças da mesma idade e receber novos estímulos e orientação especializada. Surgiu uma oportunidade que se ajustava a nós, na linha pedagógica que já aplicava em casa e com a possibilidade de ser a tempo parcial que era para já o meu objetivo. Também começou com aulas de dança, o que lhe deu mais alguma noção de responsabilidade e convívio social, sem pesar demasiado o tempo que deve ter para brincar.
Quando está em casa, fazemos todos os dias alguma atividade diferente, brincamos juntas, brinca com o Vicente, brinca sozinha... A brincadeira livre é muito importante para desenvolverem a imaginação e o pensamento criativo. Na minha infância brincava muitas horas sozinha, inventava histórias, dava nova vida aos brinquedos e a objetos do quotidiano. É importante permitir-lhes essa liberdade no pensar, sem o condicionar.
Por outro lado, quando 'brincamos' juntas procuro que sejam atividades orientadas, normalmente com um objetivo pedagógico e, quando é possível, que resulte em algo útil.
Na semana passada uma das nossas atividades foi fazer um colar. Usámos um fio elástico e umas bolinhas que tinha em casa da avó e não lhes cheguei a dar uso até aquele dia.
A realçar:
A realçar:
- Nesta atividade trabalhamos a motricidade fina, ou seja, a coordenação olho-mão e a precisão na manipulação de um objeto.
- Estimulamos o desenvolvimento psicomotor, exige concentração e paciência.
- É uma atividade interessante para crianças maiores de 3 anos (com supervisão para garantir que não há ingestão das peças, o que normalmente já não acontece nesta idade).
Vou mostrar-vos semanalmente atividades que fazemos cá em casa.
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