31.5.15

Dia da Criança no Palácio de Cristal

Ontem passámos parte do dia no Palácio de Cristal que vai estar também hoje e amanhã durante todo  o dia com atividades para as crianças. A entrada é gratuita. A casa de bonecas fez a alegria da loira mini. Há também um espaço de trabalhos manuais e atividades para crianças mais crescidas.
Fica a sugestão para as mães do Porto.


28.5.15

Yellow Summer

As nossas manhãs de sol em casa costumam ser assim. É quando aproveitamos para brincar no exterior até à hora em que o sol começa a ficar perigoso e está demasiado calor para os meus bebés.
A B. adora brincar no jardim - quer desenhar no quadro, regar as flores, andar no triciclo, dar cereais à Cleo e à Chica (as cadelinhas), brincar na piscina das bolinhas... Diverte-se bem em casa e diverte o irmão!
O Vicente já dá muito valor às brincadeiras que fazemos com ele, vê a irmã a brincar e agita os braços e as pernas a querer fazer tudo como ela. O som das nossas manhãs sossegadas é de passarinhos a cantar, dos risos dobrados do bebé e das tentativas de diálogo da mana com saídas maravilhosas. Fica o desejo de que este tempo passe devagarinho, como costumo dizer cá em casa, não sei como vou um dia viver sem bebés...
'Vou sentar-me na cadeira das princesas.'

'Agora é a vez da boneca. Senta aqui boneca.'

'Esta é a menina. Sou eu mamã!'

'Flores para a avó. Ela vai gostar!'
Vestido Foque |Laço Lianês | Meias Condor
'Estou a brincar com o Vicentinho. Vi, estamos a nadar'


Babygrow Tommy Hilfiger |Chapéu Girandola

27.5.15

O Fofo da Mãe

Hoje vesti ao Vicente um fofo que foi meu. Acho-o tão bonito com o bordado manual! Estava tão bem cuidado que parece que foi feito agora...A mana B. também o usou quase com a mesma idade. Gostava que a minha mãe tivesse guardado mais roupas minhas ou da minha irmã. Passado mais de 2 décadas continuam a ter o estilo que mais gosto de ver em bebés pequenos.

*Vicente
Como nunca tive estas pernas gordinhas, ao Vicente está mais apertado. 
Adoro vê-lo de branco e com fofos fica um autêntico príncipe!

*Mãe
(Somos tão parecidos!)

26.5.15

A Primeira Sopa do Vicente

Hoje foi um dia importante cá em casa. Foi dia de começar a complementar a alimentação do Vicente com os alimentos sólidos e começámos pela sopa de legumes.
 Tal como o pediatra indicou, a primeira sopa foi uma base de:
 - Cenoura
 - Batata (usei batata e batata-doce em igual quantidade)
 - Um fio de azeite (já no prato)

Vai ser assim por três dias e depois vou variando com um legume novo de cada vez.

  A vantagem de fazer o treino da colher com a sopa é que por norma os bebés preferem o doce e é mais fácil introduzir depois a fruta e as papas do que ao contrário.

Das duas conchas que tirei comeu mais de metade. Para primeira vez acho que se portou muito bem! Fez cara feia quando provou a primeira colherada, mas estava curioso com a colher e com a novidade. Das primeiras vezes é normal que empurrem a colher com a língua e deitem fora a comida, podem ter ainda o chamado reflexo de extrusão.

E assim pela primeira vez não foi preciso chamar a mana para comer a sopa e foi ela mesma a pedir - 'Mamã quero sopa como a do Vi'.

22.5.15

Os 6 meses do Vicente


Este meio ano do Vicente passou tão depressa!
Nestes 6 meses:
 - Continua um bebé simpático, de riso fácil e sorrisos rasgados;
 - Faz beicinho quando algo o desagrada (fica uma delícia);
 - Estranha algumas pessoas;
 - Adora a hora do banho, mexe tanto os braços e as pernas que a água salta da banheira (Como diz a B., 'Mãe, o Vicentinho está a nadar';
 - Adora passear, nem que seja até ao jardim, e fica deliciado a olhar para tudo o que o rodeia;
 - Interessa-se cada vez mais pelo que fazemos;
 - Quer participar e sentir-se incluído nas nossas atividades, seja estar junto à mesa às refeições para observar o que fazemos ou brincar com os brinquedos que a irmã vai mostrando.
 - Baba-se bastante e quer sempre levar tudo à boca, mas ainda não tem nenhum dente (A B. teve os 2 primeiros dentes aos 4 meses);
 - Ainda mantém o aleitamento materno em exclusivo;
Na consulta de ontem, pesava pouco mais de 9 kg. Tomou as duas vacinas do PNV, mas até agora não fez nenhuma reação indesejada.
O pediatra deu indicação para começar a introduzir a alimentação complementar, primeiro a sopa de legumes e a fruta. Vou procurar no fim de semana legumes biológicos para a estreia do meu bebé.
Touca Coobie | Fofo Patuska | Camisola Neck and Neck | Meias Condor

13.5.15

Sempre juntos!

Desde que o Vicente nasceu foram raras as vezes que saímos para passear, além do necessário entre consultas e burocracias. Quis resguardá-lo nos primeiros meses (ainda mais sendo Inverno e não podendo fazer passeios ao ar livre) e encontrámos no sossego de casa o que necessitávamos na altura - uma vida calma, ao ritmo de um recém nascido e de uma mãe em recuperação. Foi importante para a nossa reorganização familiar e para a adaptação da B. ao irmão que, de um dia para o outro centrou nele grande parte da atenção que era só sua. Há sempre aquele chamar de atenção para si, mais um ou outro disparate, mas é meiguinha e se lhe perguntamos se não gosta do irmão responde 'Gosto, gosto!' e às vezes olha para ele enternecida e diz 'Eu amo o Vi'. O Vicente adora infinitamente a irmã. Fica feliz quando a vê, agita os braços e as pernas, ri, faz aqueles sons deliciosos dos bebés, quer mexer na mana e nem os abraços apertados demais fazem diminuir esta adoração.
Um bebé nos primeiros meses precisa sempre da mãe e como o Vicente ainda é amamentado em exclusivo o nosso vínculo ainda está mais presente e acaba por estar sempre junto a mim. Tento que a B. se sinta incluída e saiba que a importância que tem para mim não diminuiu por agora haver o irmão e ser tão importante quanto ela e acredito que seja algo que ao longo destes meses tenho vindo a melhorar.
A maternidade, não sendo perfeita como idealizamos nem complicada como por vezes fazem parecer, é melhor do que algum dia pude sonhar. E sonhei muito com ser mãe...

E cabe no meu abraço o meu mundo inteiro...
'Um abraço dos três' 

'Abraço a mamã e abraço o Vi.'
'Quero dar um beijo ao Vicentinho.'
´Este é para a mãe.'
'Mamã, estás a ficar gulosa?'
'Vou nas tuas costinhas!'

'Cabemos os dois no teu colo?'

 'Quero dar um beijinho a ti mãe!'

11.5.15

A menina dos lacinhos

Agora que a Bernarda já não é mais 'a bebé das touquinhas' e o cabelo é cada vez mais forte e difícil de controlar, adoro vê-la de laços. Usa modelos práticos para o dia a dia e mais vistosos para os nossos passeios, mas sempre confortáveis. Como todas as crianças não quer usar se não se sentir bem com eles. É um acessório que dá o toque final ao look das meninas e ainda tem a utilidade de afastar os cabelos que teimam em tapar o rosto. 
Foi uma bebé carequinha, com um cabelo mínimo até depois do 1º ano e agora o cabelo cresce imenso. Ao ver fotografias do ano passado, reconheço os mesmos traços de agora, mas como o cabelo está tão diferente, é o bastante para fazer uma mudança enorme.
Quando usava toucas, gostava tanto que passou por uma fase em que mal acordava pedia a touca ou o chapéu. Agora está na idade em que as meninas costumam ser muito vaidosas, adoram todos os acessórios e mais nunca é demais. Não sai de casa sem levar lacinho e se por acaso descermos para sair e não trouxer laço lembra que 'falta o lacinho'.
Além das cores neutras - branco, bege ou cinza, vou acrescentando tons a combinar com os vestidos para ocasiões especiais.
Deixo ainda uma sugestão para guardar os laços - este género de malas decorativas ou caixas em cartão que nunca sabemos bem o que colocar. Como temos algumas, ainda uso para guardar outros acessórios como cintos e suspensórios, babetes do Vicente,  fatos de banho e bikinis, pequenas peças de brinquedos, etc.


Laços Lianês

Matchy Matchy Mãe e Filha - Trench Coat

Na semana que passou tivemos a consulta dos 3 anos da B.
Saímos de manhã cedo, com o Vicente ainda a dormir e a mana já cheia de energia.
Depois de nos últimos meses ter acompanhado o irmão às consultas mensais no pediatra, a pequenina adorou que desta vez a consulta fosse para ela. Pesar, medir, conversar sobre as suas rotinas e evolução desde a última consulta... quis participar em tudo e ficou feliz por poder usar 'a balança do Vicentinho'. Cantou algumas músicas para demonstrar como já sabe falar e mostrou que já tem todos os dentinhos. Está uma crescida!
À última da hora, estava a B. já vestida e eu ainda a procurar no meu roupeiro o que vestir, acabei por combinar os nossos looks. Olhei para a gabardine parecida com a dela e com o dia nevoeiro que estava decidi levar. Ela acha imensa graça ver-nos de igual e combinar as nossas roupas ou mesmo com as do Vicente é algo que me diverte fazer e acabou por facilitar a minha escolha. Uma combinação das cores clássicas da Burberry com a peça mais emblemática da marca, fácil de adaptar em versão low cost.

Gabardine Zara | Gola Chica Maria | Sapatos H&M

Eu com...
Gabardine Zara | Camisa Benetton | Calças Salsa

7.5.15

Baby Girl Closet - já em modo de Verão

Ontem foi dia de arrumar de vez as roupas de inverno e preparar a primavera/verão nos nossos roupeiros.
Aproveitei para fotografar o 'roupeiro' onde guardo os vestidos mais bonitos da B. e que é uma sugestão romântica para um quarto infantil. Adoro todas as peças de mobiliário de estilo Queen Anne e as cristaleiras resultam muito bem como expositores de roupa de bebé ou peças decorativas. Acolheu os vestidos da Bernarda e agora fiou para guardar as primeiras roupinhas do Vicente.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...