12.7.17

Mini Cientista

Mesmo com a correria do dia-a-dia, tento dedicar tempo das 24 horas a estar realmente com os meus filhos. Normalmente enquanto me dedico às tarefas de casa, incluo-os de alguma forma para estarem perto de mim e conversarmos. 
Quando sobra tempo antes do jantar fazemos alguma atividade que eles peçam. Na maioria das vezes são jogos, atividades manuais ou experiências...
Tenho cá em casa uma menina que adora fazer experiências, começámos pelos batidos da natureza - em separado, beterraba, couve roxa e espinafres a tingirem a água de cores diferentes. Corantes naturais que usámos para fazer plasticina caseira.
Depois, por ver no Código Panda, veio a febre da Science4you. 
Tanto pediu que o Universo conspirou a seu favor e recebi o convite para escolher e experimentar um dos brinquedos da loja online.
De entre todos, a Ciência dos Batons foi o escolhido.
Eis a mini cientista já na fase final da experiência:
A mistura de ingredientes já homogeneizada foi colocada no molde.

Demorou cerca de 2 horas a solidificar.

Depois foi só inserir na embalagem de batom que vinha incluída no kit.

Resultado: O primeiro batom.

Só restou experimentar o batom no salão de beleza. 

Agora está a convencer-me a comprar a Fábrica de Chocolates, a Fábrica de Perfumes e a Oficina de Balões. Ficou prometido que podia escolher no Natal ou oferecer ao Vicente no próximo aniversário e fazemos juntos as experiências.

5.7.17

Bebidas Vegetais Caseiras - Receitas

As bebidas vegetais podem ser feitas de aveia, coco, avelã, amêndoa, entre outras. Pessoalmente gosto muito das bebidas de aveia e de coco. Comprei uma vez já preparadas e não simpatizei com o sabor nem com a mistura de ingredientes, além de não me parecerem muito saudáveis. A partir daí passei a fazer as bebidas vegetais em casa - é simples, mais saudável e económico. Estas são as versões mais simples que faço para ter a bebida base pronta a usar na preparação das refeições de pequeno-almoço e lanches (para usar em batidos, papas, crepes, panquecas e outras receitas que levem leite).

Nota: As bebidas vegetais não têm uma composição comparável à do leite. Faço bebidas vegetais porque enjoei o leite de vaca e considero que o meu corpo não necessita do mesmo para se nutrir.
Bebés e crianças na primeira infância precisam de leite adequado à sua idade - leite materno ou o mais próximo deste.


Bebida de Aveia
Receita base
100 gramas de aveia (uso em flocos)
1 litro de água

Preparação
Demolhar a aveia durante 2 horas. Escorrer a aveia e juntar a 1 litro de água. Homogeneizar bem (uso varinha mágica, mas podem usar liquidificador, robot, Bimby ou o que vos aprouver ). Coar a bebida para um frasco de vidro e guardar no frigorífico. Consumir no prazo de 3 a 5 dias.

O que sobra da aveia após coar a bebida pode ser usado para fazer bolachas, panquecas ou bolos.

Bebida de Coco
Receita base
1 Coco seco
1 litro de água quente

Nota: Esta é a versão mais saudável, mas também a mais trabalhosa. Se preferirem, podem usar 200g de coco ralado e desidratado.

Preparação
Partir o coco e separar a polpa (parte branca). Depois de cortar a polpa em pedaços pequenos, juntar à água quente e bater bem. Deixar repousar e bater novamente. Coar a bebida para um frasco de vidro e guardar no frigorífico. Consumir no prazo de 3 a 5 dias.

Os farelos de coco ralado que sobram após coar a bebida podem ser usados em bolachas, panquecas ou bolos.
 

Sugestão
Se quiserem beber simples podem adoçar com açúcar mascavado, mel ou tâmaras.
A bebida de coco tem um sabor muito agradável por si só.
A bebida de aveia pode ainda ser aromatizada com canela ou baunilha. Para melhorar o sabor costumo usar esta bebida como base para preparar batidos. No tempo frio, pode ser tomado quente com cevada ou café.

3.7.17

Estamos de volta!

Passaram alguns meses desde o último post, parece-me que passou um ano. 
Os meus filhos cresceram, em cada dia há algo novo. 
Regressei ao trabalho a tempo inteiro, senti que era o momento certo. Agora os meus dias começam antes das 7 da manhã e, quando chego a casa, num ápice já é hora de dormir e esperar pelo dia seguinte. É uma rotina que é compensada pelo quanto me sinto realizada.
Os últimos 2 anos (quase 3) foram os mais felizes da minha vida. Quando estou junto dos meus filhos sou feliz e sei-o. Abraço-os muito e nesses momentos percebo que o meu coração volta ao lugar certo junto deles. 
São as memórias que nunca quero perder. 
Cuidar de crianças pequenas é cansativo, facilmente nos faz esquecer de nós e coloca-nos num estado de alerta constante (li um estudo que comparava o cérebro das mães ao das pessoas que vivem no centro da guerra, capazes de reagir ao mínimo ruído para os proteger). Se nos concentrarmos demasiado nesta parte esquecemos como também é um privilégio. Cada pessoa que está junto de um bebé e de uma criança devia saber como aquele ser é precioso. Como a nossa vida pode ser mais feliz se nos deixarmos tocar pela visão pura que têm sobre todas as coisas. É certo que cometem muitos erros, mas são pequeninos, ainda estão a aprender a viver, educar crianças exige-nos tolerância, paciência e muito amor.
Que Deus nos abençoe como tem feito até agora e sejamos sempre felizes nas mudanças que chegarem à nossa vida.

***
Nestes meses tem havido muitas tragédias. O mês de Junho foi de luto. Não podemos esquecer nem aceitar o que aconteceu. É inaceitável que famílias tenham morrido de forma tão trágica, em profundo desespero. Só podemos imaginar e lamentar a sua dor e a dos que lhes sobreviveram. Amparar também. No meio da dor, emociona-me a solidariedade que partiu da maioria de nós para ajudar a refazer-se quem ficou na mais profunda escuridão.
Perceber como a nossa vida é tão frágil e o nosso controlo sobre o que nos acontece tão limitado, deve fazer com que sejamos mais humildes, fraternos, bondosos...
Se nos temos uns aos outros temos tudo o que precisamos. Sejamos mais solidários e amigos. Todas as pessoas têm os seus problemas, não lhes dificultemos mais a vida.
Para quê fazer da coisa mais inócua motivo de crítica? 
Sejamos felizes a tornarmo-nos no melhor que podemos ser. 
As pessoas que têm luz ajudam os outros a encontrar a sua própria luz.
Sejamos Luz!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...