Já falei algumas vezes cá no blogue acerca das atividades que fazemos em família a pensar na aprendizagem dos meus filhos.
É verdade que aprendem mais depressa e mais quantidade de informação pelos métodos de ensino escolares mais comuns, mas...mais do que informação instantânea quero que os meus filhos associem as aprendizagens a momentos que viveram. E quero muito estar nas memórias dos meus filhos. A maioria das pessoas com quem falo não valida nem valoriza a importância que dou a estar o máximo de tempo com os meus filhos... Mas depois pergunto-lhes acerca das suas memórias. Do que viveram na infância que os marcou. E poucas dessas vivências e memórias foram partilhadas com os pais. Não digo que nos devemos anular quando somos pais. E cada pessoa saberá o que é melhor para si e deve viver conforme lhe parece mais certo. Sei o que faz sentido para mim. É necessário ter coragem para descobrir e arriscar viver como somos felizes. Os meus filhos trocam todos os brinquedos por brincar às escondidas, dançarmos juntos, levantá-los no ar... É nesses momentos que os vejo a sorrir e ouço os risos dobrados.
Os nossos filhos, materialmente, precisam de muito menos do que lhes queremos dar.
O desafio foi da irmã que por cada cor que eu escolhia, procurava o que mais gostava.
O céu azul...
As árvores verdes...
Alguns milagres da Natureza ou o achado do dia para eles...
Estas 3 framboesas vermelhas :)
Desafiei-os a apanharem as molas com uma pinça.
Nesta atividade trabalharam a motricidade fina, ou seja, a coordenação olho-mão e a precisão na manipulação de um objeto. Realizaram uma tarefa e divertiram-se no processo.
Alimentaram os animais... Cuidar bem destes seus amigos que lhes permitem comer os ovos que tanto adoram. Espero que com isso aprendam a respeitar os demais e a valorizar o que recebem.
Pintaram...
Adoram pintar... Aqui estavam a pintar formas que fizeram em barro. Os mais pequeninos podem pintar diretamente com as mãos (tintas não tóxicas) e é um excelente estímulo sensorial.
Por fim, fizemos algumas atividades mais condicionadas...
A B. recebeu este livro no aniversário e tem achado divertido fazer animais de papel em 3D.
Momentos felizes, de aprendizagem...
Sem comentários:
Enviar um comentário