17.1.17

Atividades Livres de Aprendizagem

Já  falei algumas vezes cá no blogue acerca das atividades que fazemos em família a pensar na aprendizagem dos meus filhos.
É verdade que aprendem mais depressa e mais quantidade de informação pelos métodos de ensino escolares mais comuns, mas...mais do que informação instantânea quero que  os meus filhos associem as aprendizagens a momentos que viveram. E quero muito estar nas memórias dos meus filhos. A maioria das pessoas com quem falo não valida nem valoriza a importância que dou a estar o máximo de tempo com os meus filhos... Mas depois pergunto-lhes acerca das suas memórias. Do que viveram na infância que os marcou. E poucas dessas vivências e memórias foram partilhadas com os pais. Não digo que nos devemos anular quando somos pais.  E cada pessoa saberá o que é melhor para si e deve viver conforme lhe parece mais certo. Sei o que faz sentido para mim. É necessário ter coragem para descobrir e arriscar viver como somos felizes. Os meus filhos trocam todos os brinquedos por brincar às escondidas, dançarmos juntos, levantá-los no ar... É nesses momentos que os vejo a sorrir e ouço os risos dobrados. 
Os nossos filhos, materialmente, precisam de muito menos do que lhes queremos dar. 


Ensinámos as cores ao Vicente, encontrando-as na Natureza.
O desafio foi da irmã que por cada cor que eu escolhia, procurava o que mais gostava. 
O céu azul...

As árvores verdes...

Alguns milagres da Natureza ou o achado do dia para eles... 
Estas 3 framboesas vermelhas :)

Desafiei-os a apanharem as molas com uma pinça.

Nesta atividade trabalharam a motricidade fina, ou seja, a coordenação olho-mão e a precisão na manipulação de um objeto. Realizaram uma tarefa e divertiram-se no processo.

Alimentaram os animais... Cuidar bem destes seus amigos que lhes permitem comer os ovos que tanto adoram. Espero que com isso aprendam a respeitar os demais e a valorizar o que recebem.


Pintaram...
Adoram pintar... Aqui estavam a pintar formas que fizeram em barro. Os mais pequeninos podem pintar diretamente com as mãos (tintas não tóxicas) e é um excelente estímulo sensorial.

Por fim, fizemos algumas atividades mais condicionadas...
A B. recebeu este livro no aniversário e tem achado divertido fazer animais de papel em 3D.

Momentos felizes, de aprendizagem...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...