Já é tradição cá em casa darmos as boas-vindas ao Outono em Serralves. Posso traçar a evolução do crescimento deles pelas fotografias que todos os anos tiramos lá, pois até agora ainda não falhamos nenhum. O Vicente cresceu imenso, nos dois primeiros anos crescem e modificam tanto e tão depressa que é inevitável ficar perdida entre o amor e a saudade quando o vejo em fotografias do ano passado ainda pequenino com 10 meses acabados de fazer.
A 'imã' (como ele diz) também está mais alta, cada vez mais menina, mas mudou sobretudo no comportamento - está mesmo mais crescida, interessada e curiosa.
Este é um dia do qual gosto imenso, o clima de festa, com tantas pessoas, mas sem barulho nem confusão. Eles adoram! O Vicente não quer sair de perto dos animais, a B. adora as oficinas, já está atenta nos workshops que fazem (assisti com ela a um sobre germinados, fermentados e desidratados realmente interessante, com algumas ideias que já fazíamos, outras vamos experimentar - mostro depois) e este ano entretiveram-se muito à volta da palha, tal como a maioria das crianças.
Começamos pelas oficinas, o tema deste ano era a lã, com os vários processos desde a tosquia na ovelha até ao uso têxtil. Fizemos esse percurso e depois dedicamo-nos aos trabalhos em palha. Ao fim da tarde muitas crianças estavam a atirar palha (para o ar, uns para os outros...) e os meus filhos também quiseram fazer o mesmo. Deixei-os brincar à-vontade, sem os perder de vista. Riram muito, sobretudo o Vicente, é a coisa mais deliciosa de ouvir e ver.
Fica um pouco do nosso dia de ontem...
'Miminho, miminho...' (dizia o Vicente)
O gato(a) que estava sentado na poltrona da sala de amamentação.
'Piu piu!'
No workshop sobre 'Germinados, Fermentados e Desidratados', couve roxa fermentada para 'barrigas felizes'.
A coroa de palha que fizemos...
'Mãe, o que a ovelha tem na orelha? Vamos ajudá-la.'
Que seja um Outono tão doce quanto este dia!