Hoje vou falar de atividades adequadas a bebés que ajudam a desenvolver a criatividade, a concentração, a coordenação motora, as sensações táteis e a perceção sonora e visual.
Todas estas atividades servem para promover o (auto)conhecimento e a interação com o meio que envolve o bebé e implicam sempre a presença do cuidador. Os bebés nunca devem estar sozinhos, nem com sono ou fome, um momento em que estejam descansados, depois da sesta e da refeição, é o ideal.
Com os bebés as atividades sensoriais são as mais adequadas pois permitem-lhes conhecer a si mesmos ao mesmo tempo que descobrem o mundo.
Cesto dos Tesouros
(Idade: Adequado para bebés que já se sentam bem sem apoio)
O cesto dos tesouros é uma atividade sensorial que permite ao bebé explorar vários objetos do nosso quotidiano, desde utensílios da cozinha a elementos da Natureza. Os objetos de cada cesto são escolhidos em função da fase de desenvolvimento do bebé. Tanto pode ser o bebé a descobrir o que está no cesto, a sentir o interesse e a curiosidade em pegar e experimentar o objeto até o conhecer e querer escolher outro, como sermos nós a mostrar para que servem e esperar que ele repita - da primeira forma estimulamos a criatividade, da segunda estimulamos a memória visual.
Cada cesto pode ter um tema e servir para explorar especialmente um sentido (por exemplo só escovas ou só tecidos com diferentes texturas para estimular o tato) ou juntar vários temas e explorar os 5 sentidos do bebé (a lembrar, visão, audição, tato, olfato e paladar).
Estimula ainda a imaginação, a concentração e a coordenação visual-motora. Se formos descrevendo e identificando cada objeto que o bebé pega, estimulamos ainda o desenvolvimento da linguagem.
Nota: Os objetos devem ser grandes (para que não haja risco de asfixia), não podem ter partes afiadas nem elementos perigosos ao bebé, nem peças que desmontem ou quebrem. É importante lavar tudo antes de colocar no cesto e nunca sair de perto do bebé nem deixar de o observar.
Estimula ainda a imaginação, a concentração e a coordenação visual-motora. Se formos descrevendo e identificando cada objeto que o bebé pega, estimulamos ainda o desenvolvimento da linguagem.
Nota: Os objetos devem ser grandes (para que não haja risco de asfixia), não podem ter partes afiadas nem elementos perigosos ao bebé, nem peças que desmontem ou quebrem. É importante lavar tudo antes de colocar no cesto e nunca sair de perto do bebé nem deixar de o observar.
Alguns exemplos
Cesto das Escovas
Cesto de uma Cor
Cesto de Utensílios de Cozinha
Cesto dos Brinquedos Musicais
Cesto das Escovas
Neste Cesto: Escovas de cabelo, escovas de dentes, pincéis...
Umas mais macias, outras mais ásperas.
Permite ao bebé conhecer diferente texturas e descobrir funções para cada tipo de escova.
Neste Cesto: Objetos agrupados por cores.
Permite ao bebé ter contacto com a noção das cores, explorar e fazer o seu reconhecimento.
Neste cesto: Medidores, Cortadores de Bolachas, Pulseiras, Colheres, Formas de Gelo...
O bebé tem possibilidade de encaixar formas de tamanhos mais pequenos em maiores, descobrir a resistência dos materiais (firme ou flexível), abrir e fechar a 'pinça', colocar as formas redondas no braço...
Cesto dos Brinquedos de Madeira
Neste Cesto: Maraca, Flautas, Blocos de construção, Formas Geométricas...
Permite ao bebé ter contacto com as características específicas da madeira - o peso, a consistência, o cheiro.
Cesto dos Brinquedos de Plástico
Neste cesto: Brinquedos de bebé 'convencionais' que já tenham.
Cesto dos Brinquedos Musicais
Neste cesto: Flautas, Maraca, Bateria, Brinquedos Musicais...
O bebé percebe que a sua ação provoca uma alteração no meio - provoca som!
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A Caixa das Caixinhas
(Idade mínima: Adequado para bebés que já se sentam bem sem apoio)
Dentro de uma Caixa grande: Caixas resistentes de vários tamanhos e diferentes formas de abrir.
Podem encaixar as mais pequenas dentro das maiores ou empilhar, abrir e fechar... Se guardarmos um brinquedo dentro de cada caixa têm o elemento surpresa e podem treinar a memória ao recordar o que está em cada uma.
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Piscina das Bolinhas
(Idade mínima: Adequado a partir dos 6 meses)
Ajuda a desenvolver o equilíbrio, a coordenação e a motricidade.
Piscina das Bolinhas
(Idade mínima: Adequado a partir dos 6 meses)
Ajuda a desenvolver o equilíbrio, a coordenação e a motricidade.
Optei por colocar as bolas numa cama de viagem para não saírem tão facilmente. As bolas servem para outras atividades à medida que crescem, podem ser agrupadas por cores, contadas, usadas em jogos...
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Garrafas Sensoriais
(Idade mínima: Adequado a partir dos 6 meses)
Estimulam a perceção visual, tátil e sonora, a coordenação motora, a concentração e a criatividade.
(Idade mínima: Adequado a partir dos 6 meses)
Estimulam a perceção visual, tátil e sonora, a coordenação motora, a concentração e a criatividade.
Nota: É necessário fechar bem a tampa com cola resistente para que não consigam abrir.
Vou publicar um post só sobre esta atividade.
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Atividades para Estimular o Gatinhar
(Idade mínima: Cerca de 9 meses)
Brincar com uma bola permite que o bebé movimente o corpo para a alcançar, o que fortalece a coluna e o abdómen e o prepara para a fase de gatinhar.
Bola/ Bola e Túnel
Barreira para Derrubar
Numa área ampla em que o bebé possa gatinhar livremente, criar barreiras, de caixas de papel, copos de plástico, etc, com um brinquedo no topo que o bebé goste e o faça derrubar a pirâmide para o alcançar.
O mais importante: Respeitar o ritmo do bebé. Estas atividades devem originar momentos harmoniosos de descoberta, sem exigir nem criar expectativas desajustadas à fase de desenvolvimento do bebé.
(Idade mínima: Cerca de 9 meses)
Brincar com uma bola permite que o bebé movimente o corpo para a alcançar, o que fortalece a coluna e o abdómen e o prepara para a fase de gatinhar.
Bola/ Bola e Túnel
Quando o bebé começa a 'arrastar-se' é um excelente estimulo a deslocar-se colocar um bola num ponto em que a sua perceção visual o alcance sem ser demasiado perto para que tenha de se mover com o objetivo de alcança-la.
Barreira para Derrubar
Numa área ampla em que o bebé possa gatinhar livremente, criar barreiras, de caixas de papel, copos de plástico, etc, com um brinquedo no topo que o bebé goste e o faça derrubar a pirâmide para o alcançar.
O mais importante: Respeitar o ritmo do bebé. Estas atividades devem originar momentos harmoniosos de descoberta, sem exigir nem criar expectativas desajustadas à fase de desenvolvimento do bebé.
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