12.1.16

Do que é feito o amor de irmãos

Confesso que das melhores coisas que tenho vivido na maternidade é o amor de irmãos entre os meus filhos.
Não foi sempre assim, tudo maravilhoso, nem é assim o tempo todo. Quando nasce um segundo filho, as atenções que eram só de um passam a ser divididas e com uma diferença de idade tão pequena o primeiro tem de crescer mais depressa... Mesmo que a sua rotina não se altere e tenha a atenção de todos, a mãe está menos disponível, há um novo bebé que precisa de cuidados o dia todo.
Compreendo que a vinda de um irmão confronte o irmão maior com situações e sentimentos que não sabe bem lidar. Tem de estar sempre retraído quando quer tocar, abraçar e pegar no bebé - 'Muito pequenino, com cuidado para não magoar'. E não é difícil estarmos nós a magoar os sentimentos do nosso primeiro filho.
Já vivemos algumas situações em que a minha filha não agiu como eu gostaria. Não porque fizesse alguma coisa de errado, mas porque agiu na medida da força da sua idade e esta é exagerada para os mais pequeninos do que ela. Percebi que quando assim é, depois de lhe explicar que não é aceitável determinado comportamento e mostrar que há consequências em tudo o que fazemos, o que ela precisa é sentir-se rodeada de amor, na medida dela. Segura de que é a minha prioridade, como é o irmão.
Com o crescimento do Vicente, a relação entre eles cresceu naturalmente, tornou-se mais espontânea, menos restrita, mais de igual para igual. Divertem-se muito mais agora que o Vicente é uma companhia nas brincadeiras e é realmente muito doce observá-los. Percebo como absorvem tudo o que nos vêem fazer pela forma como replica os cuidados que temos com ela no irmão. É tão protetora! E isso enche-me o coração :)...
A atenção e dedicação passam a ser divididas, mas o amor não. O amor multiplica-se!

6 comentários:

  1. Que amores! Lindas palavras de mãe!

    ResponderEliminar
  2. Não se aguenta!! São mesmo amorosos! Sonhos da minha vida*
    Inês M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Muito obrigada Inês. Que possa realizar esses sonhos bonitos. Um beijinho

      Eliminar
  3. É uma Mãe com M grande. Adoro a ternura com que fala dos seus filhos. Quando for mãe quero ser assim. Muitos parabéns pela linda família

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz com o seu comentário Elizabete, muito obrigada. Que querida! Um beijinho

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...