2.10.13

Um dia perfeito para um bolo

Com um fim de semana de chuva, o tempo passado em casa acabou por despertar a vontade de me dedicar a fazer um bolo. É um bolo adequado para festas, fiz um semelhante por altura do aniversário da loirinha (aqui), mas excluindo-se o corante, o bolo torna-se mais saudável para quando simplesmente tiver vontade de fazer algo doce. É a versão mais simples do bolo colorido,  a massa coze toda de uma vez e só é necessário usar uma forma. Fiz à parte em versão sem cor para que a bebé pudesse provar. Adorou!
Ingredientes
Massa
4 ovos
1 iogurte
2 x (formas de iogurte) de açúcar
2 x (formas de iogurte) de farinha
1 c. (sobremesa) de fermento
1 c. (sopa) de óleo
Corante Alimentar Líquido (vermelho)

Recheio e cobertura
200 ml de Natas
3 c. (sopa) de açúcar
100 g de Queijo creme
Corante Alimentar Líquido (vermelho)
(Opcional)
Raspas de chocolate para envolver na cobertura
Recheio de  doce de frutos vermelhos (foi o que usei)

Preparação
Bater as gemas com o açúcar, até obter um creme esbranquiçado. Juntar o iogurte, o óleo, a farinha peneirada com o fermento, um de cada vez e batendo sempre. Bater as claras em castelo e adicionar à massa. Acrescentar umas gotas de corante alimentar, conforme a cor desejada.
Levar a cozer no forno pré-aquecido a 180 ºC durante cerca de 40 min.
(Opcional)
Dividir a massa em 3 partes e só depois acrescentar o corante em diferentes quantidades para obter uma variável intensidade de cor. Em alternativa, pode optar por cores diferentes, como amarelo, azul e vermelho. Depois adicionar a massa à forma, a partir do centro, da mais clara para a mais escura para criar um efeito ombré no bolo. Foi assim que fiz.

Montagem
Bater as natas até ficarem bem firmes, acrescentando o açúcar a meio (a minha dica, umas gotas de sumo de limão e um grão de sal, logo de início), adicionar o queijo creme e bater até estar bem envolvido. Acrescenta-se as gotas de corante alimentar e envolve-se bem até ficar rosa.
(Opcional)
Raspar chocolate e acrescentar ao creme.
Depois de pronto e frio, cortar em 3 partes iguais, barrar entre cada uma com o recheio (seja ele o doce de frutos vermelhos  - caseiro para não tornar o bolo demasiado doce, ou o creme para cobertura) e cobrir todo o bolo com o restante creme.
Guardar no frigorífico até servir.

O look da B.
Vestido Coobie
Fita H&M

Decoração
Avental Zara Home
Prato Zara Home

6 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...