16.10.13

A alimentação no primeiro ano de vida


O primeiro alimento da vida de um bebé é o leite que se deve manter em exclusivo durante os primeiros seis meses. O ideal é que seja leite materno que é um alimento completo e fornece todos os nutrientes na medida certa e ainda elementos que protegem e promovem o desenvolvimento do bebé.
Importa realçar que um bebé alimentado a leite materno nos primeiros meses de vida não precisa de nenhum outro líquido, como água ou chás, para se manter hidratado.
Por norma, a alimentação sólida é iniciada por volta dos 6 meses de idade com as papas de cereais (geralmente de arroz) fortificadas com ferro, seguindo-se a sopa e a fruta passada, podendo variar a ordem de introdução das mesmas. Nunca deve ser iniciada antes dos 4 meses por ser prejudicial ao imaturo sistema digestivo do bebé. Se for iniciada aos 4 meses alguma papa de cereais, deve ser sempre sem glúten até aos 6 meses.
Deve ser introduzida uma peça de fruta ou novo legume de cada vez para rastrear possíveis reações alérgicas no bebé.
Mais tarde, por volta dos 7 meses, inicia-se a introdução da carne na sopa e a diversificação de legumes e frutas permitidas.
Por ser potencialmente causador de alergias, o peixe só deve ser introduzido por volta dos 10 meses do bebé, em sopas ou açordas.
Antes do ano de idade deve ainda ser introduzido o ovo, primeiro a gema e depois a clara, também para saber se o bebé faz alergia à albumina, condição relevante para a vacina a tomar aos 12 meses.


*Indicações gerais de alimentação por idade durante o primeiro ano de vida:
0-6 meses 
- Leite em exclusivo (de preferência leite materno)
- Suplementação com vitamina D (Vigantol) para bebés amamentados em exclusivo durante o 1.º ano

Aos 6 meses (ou entre 4 e 6 meses)
- Papa de cereais para bebés fortificada em ferro (geralmente de arroz) sem glúten antes dos 6 meses e com glúten a partir desta idade
Quando a alimentação com a colher estiver 'dominada', introduzir:
- Puré de Legumes (Cenoura ou abóbora, batata ou batata doce)
- Puré de fruta (Maçã, Pera ou Banana)
 
7 aos 9 meses
- Carne na sopa (1.º a água de cozedura)
- Iogurte com leite adaptado
- Pedacinhos de pão
- Variar as frutas e legumes (um de cada vez)

10 aos 12 meses
- Peixe na sopa
- Alimentos comuns à refeição familiar, como arroz, massa e legumes cozidos em pedaços pequenos (para o bebé desenvolver a capacidade de mastigação)
 
Nota:
Os bebés não devem consumir mel nem alimentos que o contenham até aos 2 anos.
Pesa ainda o bom senso dos pais na confeção dos alimentos, cozidos, de preferência a vapor, e, gradualmente implementar-se a alimentação comum à da família, mas não com fritos.
Não esquecer: O leite é o alimento mais importante durante o 1.º ano de vida, daí se chamar aos alimentos sólidos introduzidos durante este período alimentação complementar.
* Se tiverem sugestões, indiquem nos comentários para acrescentar.

Alternativas à carne e ao peixe
 
Vou expor alguma informação que entretanto fui recolhendo de livros científicos de nutrição e alimentação humana sobre alternativas de alimentos ricos em proteínas e ferro que todas as mães, vegetarianas ou não, podem incluir na alimentação dos seus filhos.
Cabe a cada mãe, acompanhada do pediatra que acompanha o bebé, definir o que melhor se adequa à criança. 
6-7 meses
Papa de cereais para bebés fortificada em ferro misturadas com leite materno ou leite em pó. Puré de fruta (maçã, pêra e banana) e puré de legumes (Cenoura ou abóbora, batata ou batata doce)
7-8 meses
Acrescentar alimentos ricos em ferro, como por exemplo puré de lentilhas ou e hortaliças. Variar as frutas. e legumes (1 de cada vez).
8-10 meses
Trigo, aveia, tofu, manteiga de amendoim cremosa, feijão e leguminosas esmagadas, ovo bem cozinhado e laticínios como iogurte de leite adaptado.
10-14 meses
Alimentos comuns à refeição familiar, como arroz, massa e legumes cozidos em pedaços pequenos (para o bebé desenvolver a capacidade de mastigação)

É também útil para as mães que sofrem de anemia (é comum durante a gravidez e pós-parto) conhecer que alimentos são ricos em ferro.

Lista de alguns alimentos ricos em ferro
para melhor absorção do ferro, devem ser consumidos com alimentos ricos em vitamina C.

 - Gema de Ovo
 - Beterraba
 - Quinoa
 - Legumes Verdes (Agrião, Couve-galega...)
 - Salsa
 - Nozes
 - Feijão

A soja e seus derivados Não Deve ser introduzida antes dos 2 anos e apenas ocasionalmente... Tenham em atenção que muita da soja que nos chega atualmente é transgénica e por isso já não é visto como aquele alimente maravilhoso e saudável de uns anos atrás.
 
Acompanhe o blog Bernarda - Histórias da tua Infância no facebook aqui

4 comentários:

  1. Só não concordo ali com a parte da carne :p

    A partir de certa idade deve retirar-se definitivamente da alimentação o leite de vaca, que, ao contrário do que se pensa, é extremamente prejudicial à saúde (quer de adultos, quer de crianças) e pode causar inúmeras doenças e alergias. Não consegui apurar a partir de que idade o leite de vaca deve «desaparacer» da alimentação... Eu pessoalmente apenas substituí por leite de soja.

    Dois artigos interessantes sobre o assunto:
    http://www.clinicameihua.pt/Emagrecer/VerdadeseMentirassobreoLeite.aspx

    http://www.centrovegetariano.org/Article-596-A%2BCrian%25E7a%2BVegetariana.html (embora este último seja de aconselhamento para pais vegetarianos, tem dicas interessantes para todos os pais)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo-te, também já procurei alguma informação sobre alternativas alimentares no caso de bebés vegetarianos e quando me sentir minimamente informada e falar também com o pediatra vou fazer um post acerca desse tema, para não passar informação errada. Não se podendo ter o ideal, tentei ir de encontro ao que é aceite atualmente como correto e responde à maior parte das crianças.
      Em relação ao leite, o ideal é que o bebé seja amamentado por um período alargado de tempo e, infelizmente, por diversas razões, também corresponde a uma minoria, é outro assunto de extrema importância e irei fazer um post acerca do mesmo. Quanto ao leite de vaca, também já li sobre isso e faz sentido, uma vez que somos o único ser que bebe leite de outros animais, um leite que é adequado aos bezerros, poderá não estar à nossa medida, mas não há ainda estudos verdadeiramente conclusivos sobre esse assunto.
      Talvez um dia nos pareça absurdo que outrora o nosso comportamento alimentar incluísse outros animais, espero que a nossa 'evolução' se dirija nesse sentido.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Sim, a amamentação feita pela mãe é realmente o ideal, embora muitas mulheres não consigam fazê-lo :s
      Quando disse à minha médica de família que era vegetariana ela fez o maior ar de pânico hahaha Tive de lhe explicar onde ia buscar proteína (sim, eu tive de explicar à médica...normalmente deveria ser ao contrário; ainda por cima mandou-me beber um litro de leite por dia!!!).
      Nunca tive pediatra mas em questões alimentares deve ser muito importante porque por vezes depara-mo-nos com pérolas como as que descrevi acima quando tentamos falar com médicos de família... Nutricionistas também costumam ser «flexíveis» na questão do leite (quando digo flexíveis quero dizer que não estão agarrados ainda àquelas velhas teorias de beber leite para acabar com doenças de ossos etc, que já estão bem ultrapassadas).

      Espero que esse dia não demore séculos a chegar, mas é possível que assim seja, pelo menos a julgar pelas reacções da maioria das pessoas quando digo que sou vegetariana...

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...