O primeiro alimento da vida de um bebé é o leite que se deve manter em exclusivo durante os primeiros seis meses. O ideal é que seja leite materno que é um alimento completo e fornece todos os nutrientes na medida certa e ainda elementos que protegem e promovem o desenvolvimento do bebé.
Importa realçar que um bebé alimentado a leite materno nos primeiros meses de vida não precisa de nenhum outro líquido, como água ou chás, para se manter hidratado.
Por norma, a alimentação sólida é iniciada por volta dos 6 meses de idade com as papas de cereais (geralmente de arroz) fortificadas com ferro, seguindo-se a sopa e a fruta passada, podendo variar a ordem de introdução das mesmas. Nunca deve ser iniciada antes dos 4 meses por ser prejudicial ao imaturo sistema digestivo do bebé. Se for iniciada aos 4 meses alguma papa de cereais, deve ser sempre sem glúten até aos 6 meses.
Deve ser introduzida uma peça de fruta ou novo legume de cada vez para rastrear possíveis reações alérgicas no bebé.
Mais tarde, por volta dos 7 meses, inicia-se a introdução da carne na sopa e a diversificação de legumes e frutas permitidas.
Por ser potencialmente causador de alergias, o peixe só deve ser introduzido por volta dos 10 meses do bebé, em sopas ou açordas.
Antes do ano de idade deve ainda ser introduzido o ovo, primeiro a gema e depois a clara, também para saber se o bebé faz alergia à albumina, condição relevante para a vacina a tomar aos 12 meses.
*Indicações gerais de alimentação por idade durante o primeiro ano de vida:
0-6 meses
- Leite em exclusivo (de preferência leite materno)
- Suplementação com vitamina D (Vigantol) para bebés amamentados em exclusivo durante o 1.º ano
Aos 6 meses (ou entre 4 e 6 meses)
- Papa de cereais para bebés fortificada em ferro (geralmente de arroz) sem glúten antes dos 6 meses e com glúten a partir desta idade
Quando a alimentação com a colher estiver 'dominada', introduzir:
- Puré de Legumes (Cenoura ou abóbora, batata ou batata doce)
- Puré de fruta (Maçã, Pera ou Banana)
7 aos 9 meses
- Carne na sopa (1.º a água de cozedura)
- Iogurte com leite adaptado
- Pedacinhos de pão
- Variar as frutas e legumes (um de cada vez)
10 aos 12 meses
- Peixe na sopa
- Alimentos comuns à refeição familiar, como arroz, massa e legumes cozidos em pedaços pequenos (para o bebé desenvolver a capacidade de mastigação)
Nota:
Os bebés não devem consumir mel nem alimentos que o contenham até aos 2 anos.
Pesa ainda o bom senso dos pais na confeção dos alimentos, cozidos, de preferência a vapor, e, gradualmente implementar-se a alimentação comum à da família, mas não com fritos.
Não esquecer: O leite é o alimento mais importante durante o 1.º ano de vida, daí se chamar aos alimentos sólidos introduzidos durante este período alimentação complementar.
* Se tiverem sugestões, indiquem nos comentários para acrescentar.
Alternativas à carne e ao peixe
Vou expor alguma informação que entretanto fui recolhendo de livros científicos de nutrição e alimentação humana sobre alternativas de alimentos ricos em proteínas e ferro que todas as mães, vegetarianas ou não, podem incluir na alimentação dos seus filhos.
Cabe a cada mãe, acompanhada do pediatra que acompanha o bebé, definir o que melhor se adequa à criança.
6-7 meses
Papa de cereais para bebés fortificada em ferro misturadas com leite materno ou leite em pó. Puré de fruta (maçã, pêra e banana) e puré de legumes (Cenoura ou abóbora, batata ou batata doce)
7-8 meses
Acrescentar alimentos ricos em ferro, como por exemplo puré de lentilhas ou e hortaliças. Variar as frutas. e legumes (1 de cada vez).
8-10 meses
Trigo, aveia, tofu, manteiga de amendoim cremosa, feijão e leguminosas esmagadas, ovo bem cozinhado e laticínios como iogurte de leite adaptado.
10-14 meses
Alimentos comuns à refeição familiar, como arroz, massa e legumes cozidos em pedaços pequenos (para o bebé desenvolver a capacidade de mastigação)
É também útil para as mães que sofrem de anemia (é comum durante a gravidez e pós-parto) conhecer que alimentos são ricos em ferro.
Lista de alguns alimentos ricos em ferro
para melhor absorção do ferro, devem ser consumidos com alimentos ricos em vitamina C.
- Gema de Ovo
- Beterraba
- Quinoa
- Legumes Verdes (Agrião, Couve-galega...)
- Salsa
- Nozes
- Feijão
A soja e seus derivados Não Deve ser introduzida antes dos 2 anos e apenas ocasionalmente... Tenham em atenção que muita da soja que nos chega atualmente é transgénica e por isso já não é visto como aquele alimente maravilhoso e saudável de uns anos atrás.
Acompanhe o blog Bernarda - Histórias da tua Infância no
facebook aqui
♥