7.6.16

Dia Feliz assim...

Os dias mais felizes e em que mais brincam são aqueles em que mal pegam nos brinquedos.
Quando brincam com os animais, quando desenham no chão, quando se sentam na relva e descobrem flores e formigas... Vejo-os felizes. Riem alto!
Hoje ao fim do dia encheram uma caixa cheia de tesouros - folhas secas, flores a murchar, frutas que caíram da árvore... e correram para mim. 'Vê mãe, tantos tesouros! O que achas? Gostas para ti?' - disse-me ela feliz.
 - 'Gosto querida, mas não vamos levar para dentro de casa, vai fazer lixo.'
 - 'Não mãe, não é lixo. Fomos nós que escolhemos para te dar.'
Deixei que trouxessem para casa e agora que dormem e aproveitei para arrumar olhei para a 'caixa dos tesouros' que deixaram na mesa da sala, mas já não vi folhas secas, flores murchas nem frutas que caíram da árvore. Vi os dois felizes. Ouvi-os a rir muito alto. A pensarem na mãe enquanto enchiam a caixa... 
Foi o meu melhor presente.
'Vamos desenhar Vicentinho.'



Girl look
Vestido Benetton | Gola Doce Amor'a | Laço Lianês | Meias Condor

Baby Boy look
Camisa Ralph Lauren | Jardineira Zara | Chapéu O Patinho Azul | Sapatos Chicco | Meias Condor

2.6.16

Os Legumes para a Sopa

A B. teve uma fase em que era um sacrifício para comer, sobretudo a sopa. É normal que nos picos de crescimento tenham mais apetite e nas fases em que este desacelera comecem a comer menos, mas custava-me que a hora da refeição nem sempre corresse da melhor maneira. Como na educação dos meus filhos em geral tento aplicar a Disciplina Positiva, neste caso também fui desenvolvendo estratégias para fazê-la interessar pela comida, pela hora das refeições e pelo conceito de se alimentar bem. O que melhor resultou foi envolvê-la na preparação da sopa, na escolha dos legumes e, uma vez que tivemos essa possibilidade, também no cultivo de alguns biológicos. 
Adora regar, ver se já cresceram e podemos colher e, depois, ajudar-me a prepará-los. Sobretudo desde que os meus filhos nasceram dou mais atenção aos alimentos naturais e pouco processados, pelo menos para eles. Não sou obcecada com isso, não podemos garantir que não os expomos a coisa alguma que seja prejudicial, mas o que pudermos evitar...
Quem não tem grande área exterior para cultivo, pode começar por ter na varanda um vaso com ervas aromáticas, por exemplo, ou plantar uma alface (ou outro legume que se desenvolva em pouco tempo). É um projeto giro para os miúdos e ao mesmo tempo uma mais-valia para a família que consome aquele alimento super saudável e produzido a baixo custo.
Quem não tem mesmo essa possibilidade, pode seguir alguns critérios para a escolha de alimentos mais saudáveis para as crianças, por exemplo, optar por mercados biológicos e/ou comprar a produtores locais. É sempre melhor escolher as frutas e os legumes nacionais e da época.
A regar o 'Alho Flancês'...

Às vezes o ponto alto do dia é escolher para a sua cestinha os legumes para o almoço e o jantar.

(Este colar do Mickey da Disneyland era meu de criança)

'Deixa-me escolher...O que levamos mais? Já sei... pode ser favas?'


Eu não percebo muito do cultivo, só mesmo da colheita :)
Temos sobretudo verduras, são mais fáceis de cultivar nesta época. Compro cenoura, batata doce...

A vermelho, um morango...esta semana começaram a aparecer alguns, hoje foram a sobremesa do jantar dos dois.

Fica orgulhosa do que a Natureza e a sua dedicação lhe deu.
No fim, diz que 'A sopa está muito boa. Está mesmo deliciosa! Fomos nós que preparamos... '

1.6.16

Dia da Criança - Dia Aberto com Atividades Montessorianas

O dia de hoje foi dedicado a atividades com os mais pequeninos. De manhã foi o dia aberto à família, na escola, com o tema Brincar e foi mesmo o que fizemos. A linha pedagógica que seguem é baseada no Método Montessoriano e desenvolvem atividades realmente interessantes que depois damos seguimento em casa, uma vez que só frequentam em tempo parcial.
O Dia da Criança não tem necessariamente a ver com oferecer presentes, acima disso é importante estar presente, dar-lhes atenção. E brincar, é o principal!
Garrafas/ frascos Sensoriais

Binóculos 'para ver o Mundo na cor preferida'.

Atividades para os mais bebés. Tapetes de atividades, cesto dos tesouros...

Adora pintar flores.

(Usam tintas laváveis e não tóxicas.)

O Vicente adora pintar, sobretudo com as mãos.

Quando saímos fomos fazer um piquenique, depois até ao parque dos baloiços e por fim voltamos a casa, lancharam no jardim e ao fim do dia preparamos juntos o jantar.
Adormecerem cedo.
Foi um dia em grande!

30.5.16

Manhãs de Sol

Todos os dias os meus filhos me ensinam algo, ou fazem lembrar-me do que o tempo, o crescimento e o convívio em sociedade me fez esquecer. São crianças como todas as outras, nem mais nem menos especiais. Se estivermos atentos aos nossos filhos, aprendemos tanto! 
Com os meus filhos aprendo a importância do ser e do estar, mais do que do ter. Os meus filhos trocam todos os brinquedos que têm por brincadeiras ao ar livre, na natureza. E pela nossa atenção. Trabalhamos tanto para lhes dar coisas quando o que eles mais querem somos nós.
Sempre que podemos vamos brincar ao ar livre, nem que seja em casa. Às vezes até são tarefas úteis, eles gostam de me ajudar e mostrar-lhes que confio neles faz com que se sintam responsáveis e um 'bocadinho crescidos'. E tudo isso são estímulos inigualáveis. Há diferentes sons e texturas, há interação - 'Mãe, fiz uma festinha à Mel e ela deu-me um beijinho', descobrem que as ações deles trazem reações e, mais ainda, transformação - da planta que regaram nasceram flores, o feijão que semearam germinou e, mais tarde, vão colher. Quero acreditar que assim vão desenvolvendo o respeito e criando empatia pelo que e por quem os rodeia.
Que os dias bons passem devagarinho...

25.5.16

Top 5 - As minhas escolhas para Bebé Menino

Embora o Vicente ainda seja um bebé, tem todo o ar de rapazinho e já não gosto de o ver de fofos, tapa fraldas, golas... Desde que começou a caminhar tenho optado por outro tipo de conjugações, mais à menino - muitas jardineiras, calças ou calções, camisas, polos, etc. É uma questão de gosto pessoal, no dia a dia prefiro vê-lo assim e reservo os conjuntos clássicos - como calções de linho ou em piquet à espanhola e camisas de gola mao, para ocasiões especiais.
O Vicente agora veste-se bem à rapazinho e mesmo assim ainda hoje me disseram que tinha duas meninas lindas e quando esclareci que o bebé era um menino, a senhora respondeu-me que era bonito de mais para menino... Foi um comentário simpático, mas injusto. Os meninos são lindos, o género não lhes reduz em nada a beleza! É curioso que não me lembro de ter ouvido nenhum comentário que considerasse desadequado, relativo ao género, da minha filha e do meu filho enquanto menino já ouvi alguns.
Voltando ao tema, ficam as minhas escolhas  de Menino na La Redoute para este Verão!
Um conjunto que pode ser cool tal como está ou certinho com uma camisa e uns mocassins.

Adoro ver meninos de jardineiras e o Vicente usa imenso.  São as primeiras de ganga de que gostei.

Nesta estação as riscas estão em alta e os looks de inspiração náutica são dos mais giros que há. Há imensas opções de cores a conjugar -  branco, azul marinho, vermelho ou amarelo são as minhas preferidas.

Uma peça para vestirem quando está mais frio, de manhã ou ao fim da tarde. Tem um modelo querido e é confortável para o dia a dia.


O bom dos conjuntos completos é serem 'prontos a usar' e termos de uma vez todo o look resolvido. Este conjunto de inspiração tribal é giro e prático para o dia a dia.

*
Podem ver o 1.º post desta minha colaboração com a La Redoute aqui.
No próximo post desta categoria mostro algumas opções para Bebé Menina.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...