9.11.15

11 Meses (quase 12) do Vicente

O Vicente está quase a fazer 1 ano... O meu querido bebé!
Foi o bebé mais calmo que conheci até aos 8/9 meses, um recém-nascido que nunca chorou e dormia imensas horas, sempre bem-disposto e satisfeito. Um sonho! Agora está na fase da descoberta, já sabe bem o que quer e não se acomoda o tempo todo. E ainda bem :). Dá muito valor aos brinquedos, sobretudo os locomotivos - adora o triciclo da irmã, o cavalinho e o 4 em 1, quer movimento constante. É muito entendido e atento ao que dizemos e fazemos.
Na consulta que teve este mês, estava tudo bem, o pediatra falou sobretudo da alimentação a partir do 1.º ano que deve ser semelhante à dos pais (alimentos e forma de os cozinhar saudáveis) e também sobre a segurança nesta idade em que começam a caminhar, para antecipar possíveis acidentes.
Continua amamentado e não quer chupeta - é exatamente o que se quer, mas as noites conseguem ser extenuantes, quando acorda mais do que 2 vezes. Quanto a isso não há muito a fazer, pelo menos que se deva fazer. A maternidade também é um trabalho de amor!
Dá mil beijinhos à mãe e abraços de uma ternura sem fim. É um doce. Nunca imaginei que pudesse gostar tanto de ser mãe de um menino. Tem sido maravilhoso!
Meu doce, tão doce, Vicente...
Não acredito como está tão crescido!

Ainda não caminha sozinho, mas gatinha à velocidade da luz e quer estar sempre de pé.

É o menino da irmã 'O Vicentinho é um príncipe!'

Quando vê a mana começa a sorrir, aadora-a e é lindo de se ver.

São muito cúmplices (até quando estão a aprontar algum disparate).
Se há vezes em que a mana Bernarda quer ensinar o bebé e explica que não é correto, há outras em que faz com ele. 

Já não se nota tanta diferença no tamanho.

O meu coração bate descompassado com tanto amor por estes dois que nele tem de caber.

Bernarda
Vicente
Casaco Chicco| Gola Alecrim| Calções Zara| Meias Condor| Sapatos Branca de NeveChapéu Hugo Boss





6.11.15

Bolachas Caseiras Personalizadas

No aniversário da B. fizemos bolachas caseiras personalizadas de acordo com o tema -  a casinha de brincar. É muito mais fácil do que parece e ainda um programa divertido para fazer com os miúdos. Para eles é como brincar com plasticina.
Usei uma receita de bolachas de manteiga, das primeiras que recuperei no google e um cortador na forma da casinha. Vende-se em supermercados ou lojas de artigos de bolos.
Claro que fizemos o mais básico possível, sem decorações, muito simples para quem (como eu) não tem prática nenhuma. Mais pela diversão!
Deixo a dica para as festas de aniversário ou épocas festivas que dá uma graça na mesa de quem queira tudo homemade.
 

Cheia de ideias para o 1.º aniversário do Vicente :)

5.11.15

Doce Menina

A B. está numa fase tão gira! Divertida, criativa, meiga e a mais pacífica até agora. Sorri e ri muito e facilmente se entretém.
Está na fase do imaginário, por vezes fala nas 'amiguinhas' (imaginárias), o que é frequente nas crianças a partir desta idade.
Desenvolve brincadeiras com o Vi, é mais carinhosa e adora ajudar nos cuidados 'ao bebé'.
Adora a natureza e é quase vegetariana. Não por princípio, mas a carne é o que deixa sempre no prato e adora todas as leguminosas, frutos secos e ovos. 
Teve esta semana consulta no pediatra e está ótima, tanto no desenvolvimento físico como psicológico, emocional e social. Aumentou 2 kg em meio ano e já subiu a barreira do metro. Passou uma fase menos boa, com noites difíceis e rasgos de personalidade que não conseguíamos compreender, mas tem desenvolvido muito bem nos últimos meses e sido o doce de menina que naturalmente é.
Que cresça tão feliz quanto possa ser!


Manhã

Tarde

4.11.15

A última touca...

Em bebé a B. usou quase sempre toucas - para proteger a sua cabeça com pouco cabelinho e porque gostava imenso de a ver. Acho uma perdição em bebés, mesmo os meninos ficam amorosos.
Já há mais de um ano que deixou de usar, mas descobri este conjunto que tinha ficado guardado por ainda ser grande e chegou a vez de o vestir no último 'Verão de S. Martinho'.

Estas duas!

Vestido e Touca Coelhinho Pompom

2.11.15

Doce de Abóbora Caseiro

No sábado estivemos em casa em atividades familiares - pintámos, brincámos com legos e nenucos (lá tive eu de ser avó :)) e vimos um filme, depois de ter organizado os roupeiros para o inverno e feito a checklist de memória do que está em falta. 
Como gosto sempre de me dedicar à cozinha, achei por bem gastar uma das abóboras que recebemos este ano, ainda mais sendo num dos doces que mais aprecio.

Primeiro colhemos as abóboras.
(Encontrei as fotografias da B. no ano passado a ajudar a encontrar as abóboras, este ano não registei)

Ingredientes
2 kg de Abóbora
1 kg de Açúcar Amarelo (devia ser 1,5 kg mas gosto menos doce)
2 Paus de Canela
Raspa de 1 Laranja

Coloca-se num tacho a abóbora em cubos, os paus de canela, a raspa da laranja e o açúcar por cima.

Leva-se a lume brando e fica a cozinhar lentamente por algumas horas. De vez em quando mexe-se o doce com uma colher e verifica-se a cozedura.

Quando estiver mais espesso e com cor, num ponto em que a colher de pau marque o doce em ponto de estrada, está pronto.
Retira-se os paus de canela e guarda-se em frascos de vidro, hermeticamente fechados.
(os meus são do Ikea)

Fica bem servido simples, ou com um queijo que mais gostamos. Com queijo fresco é uma delícia! Frutos secos também combinam bem.

Na verdade a B. não gosta do doce, mas resiste muito mal às amêndoas e ao queijo :)...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...