18.4.13

Amamentação - Lista de utilidades

Para as mães grávidas que pretendem amamentar, existe uma série de material de apoio que pode fazer a diferença para que a amamentação seja bem sucedida. A utilidade de cada item apresentado varia de mãe para mãe, mas relato um pouco da minha experiência. Podem ser acrescentados ou retirados itens à lista. De realçar que todos os artigos são acessórios, do essencial dotou-nos a natureza. :)


Nota: Quase todos os produtos que usei eram da Medela, a conselho de outras mães recentes, e tive uma boa experiência com esta marca, mas acredito que haja outras marcas com qualidade e as mamãs encontrem preços mais interessantes. Esta é considerada a melhor marca no mercardo em produtos de suporte à amamentação. Outra marca que também usei e gostei muito é a Philips Avent, e encontram bons preços através do site Amazon.
 
1. Creme protector de mamilos - Aconselho o que usei, o Purelan da Medela, composto por lanolina e que tem um elevado poder de proteção da pele. Nos primeiros dias de amamentação, a pele dos mamilos pode gretar e tornar a amamentaçao mais dolorosa pelo que este creme é bastante eficaz na recuperação da pele entre cada mamada. Não precisa ser retirado pois não é prejudicial ao bebé.
2. Bomba de amamentação - Para as mães que pretendem extrair leite, as bombas de amamentação facilitam bastante o processo, podendo optar entre a manual e a elétrica. Para uso frequente, aconselho optar pela elétrica que é mais confortável e rápida de usar. Utilizei a swing da medela que permite regular a intensidade e rapidez de extração de leite. Achei-a confortável e tão eficaz quanto as bombas profissionais que encontrei na maternidade. Permite usar pilhas.
3. Biberão calma da Medela - Quando comprei a bomba de amamentação elétrica veio incluído este biberão que é muito útil para as mães que amamentam por via direta e precisam pontualmente de alimentar o bebé pelo biberão pois existe o mesmo esforço de sucção feito no peito materno, garantindo assim que o bebé não recusa a mama. Tem ainda efeito anti-cólicas.
4. Mamilos de silicone - Os mamilos de silicone têm dupla função, por um lado permitem melhorar a amamentação no caso de a mãe ter os mamilos gretados ou doloridos e, por outro, facilitam a pegada ao bebé quando a mãe tem mamilos invertidos, planos, ou, simplesmente, pouco pronunciados. Não são recomendados pela OMS/UNICEF e, consequentemente pelas unidades de obstetrícias de hospitais amigos dos bebés mas, da minha experiência foram essenciais para conseguir implementar a amamentação nos primeiros dias e conheço casos que teriam sido bem sucedidos se fossem apoiados nesse sentido.
5. Conchas coletoras de leite - Experimentei a conselho de outras mães que consideraram como muito útil uma vez que são colocadas dentro do sutiã de amamentação e permitem acumular o leite que vai sendo perdido no intervalo do bebé mamar, podendo ser mais tarde aproveitado. São reutilizáveis após devida lavagem e esterilização. Não consegui usar pois achei muito desconfortáveis e como pressionam muito a mama, para mamãs que têm muito leite, rapidamente fica cheio. As que experimentei eram da Philips Avent.
6. Absorventes de leite - Existem descartáveis e reutilizáveis e devem ser colocado no repartimento próprio do sutiã de amamentação.
7 e 8. Sacos de congelação/Copos de armazenamento - Para as mães que produzem leite além do que o bebé necessita, faz sentido armazená-lo no congelador, podendo optar pelos sacos de congelação, descartáveis mas que ocupam menos espaço, ou pelos copos de armazenamento, reutilizáveis mas sem grande serventia futura. Usei ambos, os sacos de congelação eram da Medela e os recipientes da Philips Avent.
 
Sem esquecer:

Sutiã de amamentação com bom suporte - Se durante a gravidez o peito aumenta consideravelmente de tamanho, durante a amamentação quadriplica. É fundamental cuidar do peito nesta altura para evitar que futuramente possa descair. Um bom sutiã, no tamanho adequado para oferecer sustentação e com abertura à frente para que não seja necessário despir de cada vez que chega a hora de amamentar é uma peça fundamental.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...